metropoles.com

Lei que prorrogava validade de concursos é inconstitucional, diz TJDFT

Por unanimidade, desembargadores consideraram que a norma deveria ser proposta pelo Executivo e não pela Câmara Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada TJDFT
1 de 1 Fachada TJDFT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) considerou inconstitucional a lei que previa interrupção no prazo de validade de concursos públicos quando houvesse restrição para nomeações. Os desembargadores foram unânimes na decisão. Para eles, a Lei nº 6.098 não poderia ser de autoria da Câmara Legislativa, mas sim do Executivo.

A proposta original era do deputado Raimundo Ribeiro (MDB), mas a CLDF aprovou um substitutivo que, posteriormente, foi sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), em fevereiro deste ano. A norma dava um fôlego a mais para os aprovados em certames do Distrito Federal.

Em caso de pausa nas contratações durante período eleitoral ou em situações de austeridade como a vivida pela capital desde 2015, os prazos de contratação seriam prorrogados.

Reprodução/DODF

Ou seja, a validade prevista em edital — geralmente de dois anos prorrogáveis por mais dois — seria prorrogada. A legislação valia para concursos públicos da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.

Porém, a norma ficou vigente por apenas cinco meses. Nesta terça-feira (31/7), o Conselho Especial considerou procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), de autoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Assim, vale somente o prazo previsto em edital. Os efeitos da decisão são retroativos à data de publicação da lei.

O Metrópoles entrou em contato com o GDF e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?