metropoles.com

Ibaneis manda recado a servidores: “É hora de baixar a bola”

Ibaneis disse que é hora de todos se unirem pelo DF. Durante votação de projeto que muda a gestão da Saúde, ele foi chamado de traidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
projeto da saúde, servidor
1 de 1 projeto da saúde, servidor - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

No decorrer da agenda desta sexta-feira (25/1), em Ceilândia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse ter ficado satisfeito com a aprovação do projeto que expande o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base a outras unidades da rede pública de saúde. Questionado sobre as manifestações de servidores da área na porta da Câmara Legislativa, que o chamaram de traidor e gritavam “fora, Ibaneis”, o emedebista mandou um recado: “Vi muito mais população defendendo a proposta do que médicos ou funcionários criticando. O momento é de baixar a bola, trabalhar, e todos devem estar unidos pelo DF”.

O governador deixou claro que não tem qualquer problema com os servidores. Lembrou que foi advogado de muitos sindicatos e entende que cada um defende o que acha que é certo. Mas garantiu que não será retirado qualquer direito das categorias: “Vou continuar no projeto de valorização deles com novas contratações [dos aprovados] e concursos”.

Apesar da aprovação, o Palácio do Buriti precisou recuar muito da proposta inicial. O projeto original versava sobre levar a administração de serviço social autônomo para todas as unidades da rede pública. Porém, acabou reduzido pelos distritais a um hospital – o de Santa Maria – e seis unidades de pronto atendimento (UPAs). O GDF até tentou negociar a manutenção no PL dos hospitais Regional de Taguatinga (HRT) e do Materno Infantil (Hmib), mas preferiu garantir uma vitória parcial.

Manifestação na porta da CLDF, nessa quinta:

 

Sanção sem vetos
Passado esse primeiro teste, Ibaneis Rocha disse que é hora de mostrar resultados com a mudança. “Depois a gente expande”, reforçou nesta sexta. A ideia é sancionar a lei assim que o texto enviado pela Câmara Legislativa chegar a suas mãos, sem vetos.

Ibaneis avaliou a aprovação do projeto como positiva. “Estão me dando instrumentos para trabalhar. Em alguns momentos houve desgastes, mas que valeram a pena pela população do DF.” Ele disse que ainda nesta sexta começa a planejar com a Secretaria de Saúde um cronograma para implementação das mudanças. A previsão é que o primeiro chamamento para o IHBDF seja destinado aos servidores da Saúde. As vagas que ficarem remanescentes serão preenchidas por celetistas.

Sobre o fato de ter tido dificuldades para convencer a própria base de votar a favor do PL, o chefe do Executivo disse não considerar os distritais “desleais”. “Eu entendo os dois casos dos deputados que votaram contra. Um [Jorge Viana] por vir da categoria da Saúde, e o João [Cardoso] por um entendimento pessoal. Mas isso não o afasta do nosso governo.” Entretanto, conforme apurou o Metrópoles, após a votação, ainda na noite de quinta, o governador mostrou-se descontente com alguns deputados.

O presidente em exercício do Avante-DF e um dos principais articuladores do GDF com o Legislativo, Lucas Kontoyanis, admitiu, em conversa com o próprio Ibaneis, não haver sequer oito parlamentares cegamente fiéis a ele.

Papa Entulho
Nesta sexta Ibaneis participou da inauguração de mais um Papa Entulho em Ceilândia. “Vamos ampliar o projeto para diminuir a quantidade de lixo e entulho nas ruas do DF, principalmente nas regiões mais carentes, onde as pessoas não podem pagar pelo transporte dos seu entulhos.”

O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos carroceiros, dando instrumentos de trabalho para que não sejam mais usados animais. O governador anunciou, também, que pretende adotar os tuk-tuks, que são motos para carregar lixo, existentes em outros países. O financiamento do projeto seria pelo Banco de Brasília (BRB).

Com investimento superior a R$ 173 mil, o 10º Papa Entulho conta com 52 m² de área coberta, equipado com escritório, dois banheiros e sala de apoio para os garis. Na área externa, há seis baias para recebimento de podas, colchões, madeiras; além de caçambas para entulhos. O espaço também conta com duas baias protegidas para o recebimento de materiais recicláveis e móveis ainda em condições de uso para doação.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?