Greve dos servidores da saúde do DF continua nesta terça-feira
Sindicatos que representam as categorias ainda não receberam notificação judicial e decidem manter a paralisação
atualizado
Compartilhar notícia
Os servidores da Saúde continuam em greve nesta terça-feira (13/10). Por meio de sindicatos, as categorias informaram ao Metrópoles, na noite de segunda (12), que, como ainda não receberam notificação, permanecerão de braços cruzados.
A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde), Marli Rodrigues, explica que, assim que a entidade for notificada, recorrerá da decisão que considerou a greve ilegal. “Não podemos misturar uma decisão jurídica com a nossa questão política. A nossa reivindicação é justa e não vamos nos render”, afirmou Marli. “O governo do DF precisa crescer, amadurecer. Não é no tribunal que vamos resolver esse problema”, acrescentou.
Por meio de nota, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate-DF) afirmou que também não foi notificado pela Justiça e não encerrará o movimento. No entanto, a direção já acionou o departamento jurídico do sindicato para contestar a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O Sindicato dos Médicos (Sindmédicos) também manterá a mobilização nesta terça.
Entenda
Na sexta-feira (9), a Justiça determinou a ilegalidade da greve dos profissionais da Secretaria de Saúde e o retorno imediato ao serviço. Em caso de descumprimento da sentença, cada sindicato deverá pagar multa diária de R$ 100 mil. Também na sexta, o tribunal decidiu pela ilegalidade da paralisação dos agentes penitenciários. Estes, no entanto, obedeceram à determinação e retomaram às atividades.