metropoles.com

Greve dos agentes de custódia é considerada ilegal pela Justiça

O órgão determinou que os policiais voltem ao trabalho imediatamente, sob pena de terem o ponto cortado. A multa por descumprimento da ordem é de R$ 100 mil por cada ato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Palácio da Justiça do DF
1 de 1 Palácio da Justiça do DF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatou o pedido da Procuradoria-Geral do DF e considerou ilegal a paralisação dos agentes de custódia da Polícia Civil, iniciada na segunda-feira (7/12). O órgão determinou que os policiais voltem ao trabalho imediatamente, sob pena de terem o ponto cortado. Entre as funções da categoria estão audiências de custódia, transporte de presos e cumprimento de mandados de prisão.

De acordo com a decisão, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) está proibido de impedir o acesso dos funcionários às unidades em que estejam lotados. O TJDFT também informou que os servidores devem se abster de seguir a cartilha de paralisação publicada no site do sindicato. Foi estipulada multa de R$ 100 mil por cada ato que signifique descumprimento da ordem judicial.

Prorrogação
Os agentes de custódia decidiram interromper as atividades durante assembleia em 3 de dezembro. Inicialmente, a categoria anunciou que a paralisação duraria 72 horas, mas, em outra reunião na tarde dessa quarta-feira (9), optou-se pela manutenção do movimento até terça-feira (15). O objetivo, segundo a entidade, é pressionar a Direção-Geral da Polícia Civil a cancelar acordo firmado com o Ministério Público do DF e Territórios que prevê a transferência de 115 agentes de custódia para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Serviços essenciais como investigações, perícias e registro de ocorrências não foram afetados. De acordo com o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, outros agentes estão encarregados de demandas como cumprimento de mandados de prisão e o transporte de presos, para evitar transtornos à população.

Fonte: Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?