metropoles.com

GDF é condenado a pagar última parcela de reajuste a servidor

Aposentado da Procuradoria-Geral do DF deve receber R$ 7.444,18. Decisão não é definitiva e ainda cabe recurso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) condenou o GDF a conceder, a um servidor aposentado, a última parcela do reajuste salarial aprovado ainda na gestão Agnelo Queiroz (PT). De acordo com a determinação, o homem deve receber, com correção monetária, R$ 7.444,12 pelo reajuste, assim como os valores não pagos até a data da implementação do aumento no contracheque dele.

O autor do processo se aposentou como técnico jurídico da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), com paridade diante dos servidores ainda na ativa. Portanto, tem direito ao aumento concedido pela Lei Distrital n° 5.192/2013, aprovada pela Câmara Legislativa e que dispõe sobre as carreiras da PGDF. De acordo com a norma, o reajuste deveria ter sido pago em três parcelas, em setembro de 2013, 2014 e 2015.

O Executivo, no entanto, suspendeu o depósito da terceira parte do aumento, alegando falta de recursos. Em defesa no processo, o GDF apresentou a mesma justificativa, mas não foi capaz de convencer o juiz Enilton Alves Fernandes, do 3º Juizado Especial da Fazenda Pública.

Na decisão, o magistrado ressalta que o governo “não pode utilizar sua situação financeira como artifício para adotar atos contrários à normas regularmente estabelecidas pelo Poder Legislativo”. Ainda no documento, o juiz afirma: “O Distrito Federal é responsável por sua organização orçamentária, não sendo-lhe possível se escusar a aplicação da lei por situação por ele ocasionada”.

A condenação não é definitiva e ainda cabe recurso. Ao Metrópoles, a Procuradoria-Geral do DF disse, por meio de nota, que “analisa a possibilidade de recorrer da decisão”.

Precedente
A determinação abre um precedente positivo para diversas outras categorias de servidores que aguardam o pagamento do reajuste. O presidente do Sindireta-DF, Ibrahim Yusef, classifica a decisão como “ótima”, mas acredita que não seja garantia de pagamento.

“É uma pena, porque o GDF está recorrendo dessas determinações. Nós já conseguimos algumas vitórias parecidas em primeira instância, mas o governo entrou com recursos. Não se pode ficar nesse cabo de guerra. Vamos ver se o governador vai cumprir a promessa e finalmente pagar o devido a partir de março”, afirma Yusef.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?