Funcionários da Caesb paralisam atividades nesta terça-feira (24/4)
O movimento ocorre por causa da insatisfação da categoria quanto à negociação de reajuste salarial e à manutenção de benefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Empregados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vão paralisar as atividades nesta terça-feira (24/4). Os servidores cruzarão os braços em cumprimento à decisão tomada na assembleia geral ocorrida em 19 de abril. Os serviços essenciais, porém, estarão garantidos, informou o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do DF (Sindágua-DF).
A categoria está insatisfeita com a falta de avanço na negociação de reajuste salarial e manutenção de benefícios. Segundo o Sindágua-DF, a diretoria da empresa pública tem sido intransigente porque tenta “retirar direitos trabalhistas consolidados em acordo coletivo”. Entre os riscos de perdas, de acordo com o sindicato, estão auxílio-funeral e adicional e empréstimo de férias.
A Caesb também estaria resistente em discutir aumento no vencimento dos profissionais, conforme declarou a instituição de classe, em comunicado à população. “E [ainda] não atendimento à pauta de reivindicações dos trabalhadores relativa à data-base de 2018, com inflação acumulada de dois anos, entregue à empresa com 80 dias de antecedência ao vencimento do acordo”, explicou.A perda inflacionária chegou a 6%, mas a Caesb teria proposto apenas 1%, pontuou a assessoria do Sindágua-DF.
Confira o comunicado do Sindágua-DF:
Uma assembleia está marcada para as 8h30, na sede da empresa pública, em Águas Claras. A Caesb não havia retornado o contato até a última atualização desta matéria.