metropoles.com

Eleições no Sinpol: Rodrigo Franco vence, mas resultado é provisório

De acordo com a comissão eleitoral, algumas cédulas foram anuladas, por erros de preenchimento, o que pode levar pleito para o segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
policia civil
1 de 1 policia civil - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O resultado da eleição para a presidência do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol) ainda depende de análise de recursos. O atual presidente da entidade, Rodrigo Franco, foi reeleito para mais um período à frente da entidade, mas a vitória é provisória, já que alguns votos foram anulados e são alvo de recursos.

Se houver recontagem das cédulas, a chapa de Rodrigo Franco pode não conseguir os 50% mais um dos votos válidos necessários para ser eleita em primeiro turno. A comissão eleitoral vai se reunir nesta quinta (9/3) para analisar a situação.

Segundo João Paulo Pinheiro, presidente da comissão eleitoral, algumas cédulas foram anuladas porque não foi possível identificar o eleitor na lista de votação. “Alguns policiais só colocaram a rubrica, quando seria necessário escrever o nome completo e a matrícula”, explicou ao Metrópoles. A validade ou não desses votos é que vai confirmar a vitória de Franco ou decretar a necessidade de um segundo turno.

Numa eleição disputada, com seis chapas inscritas, a contagem dos votos varou a madrugada desta quarta-feira (8). O resultado provisório foi proclamado às 5h40 pela comissão eleitoral. A apuração final contabilizou 3.121 votos, sendo 1.561 para a Chapa 30. Já o segundo colocado, a Chapa 20, recebeu 461 votos. A Chapa 40 ficou com 457 votos, em terceiro lugar. Do total, 2.672 pessoas votaram por meio das urnas eletrônicas. Policiais em trânsito votaram em cédulas.

A candidatura de Rodrigo Franco foi cercada de ataques de opositores à postura considerada “inflexível” do dirigente à frente, por exemplo, das negociações salariais com o GDF. Um dos maiores críticos foi o próprio ex-vice-presidente do Sinpol, Renato Rincon (Chapa 60). A posição foi reiterada por demais candidatos, como Alceu Prestes, da Chapa 20; Antônio Marcos Cosmo, da Chapa 40; Jefferson Furtado, candidato da Chapa 10; Francisco de Sousa, da Chapa 50, que ficou em segundo colocado nas últimas duas eleições, também mostrou-se frustrado.

Atualmente, a Polícia Civil do DF conta com 4.760 policiais na ativa e outros 3.534 aposentados, somando 8.294 pessoas. Desse total, 5.883 estavam aptos a votar nesta terça (7).

A categoria, que no ano passado deflagrou a Operação Legalidade, ainda aguarda a equiparação salarial com os policiais federais. Os agentes reclamam ainda da falta de efetivo e pedem que o Executivo preencha os quadros das delegacias, diminuindo a pressão sobre o efetivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?