metropoles.com

DF fica em 2º lugar no ranking nacional de servidores demitidos

De acordo com o Ministério da Transparência e a CGU, 6 mil funcionários foram desligados em 13 anos, sendo 746 no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Businessman putting money in his pocket
1 de 1 Businessman putting money in his pocket - Foto: iStock

A corrupção é o principal motivo de demissão de servidores públicos federais no país. É o que revela o último levantamento feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Nos últimos 13 anos, 6 mil servidores foram expulsos do funcionalismo público. Destes, 746 são do Distrito Federal, que aparece em segundo lugar no ranking nacional.

Entre os casos de demissão, 65,4% servidores foram desligados por mau uso de recursos públicos. O abandono da função, faltas ou a acumulação ilícita de cargos vêm em seguida, com 1.395 dos casos. Também figuram entre as razões que mais afastaram funcionários públicos conduta “relaxada” no serviço e a participação em gerência ou administração de sociedade privada.

As unidades da Federação com número mais elevado de punições foram Rio de Janeiro (1.052), Distrito Federal (746) e São Paulo (640). Já as pastas com maior quantidade de servidores expulsos foram o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) e o Ministério da Educação (MEC).

O relatório registrou que, de 2003 a setembro de 2016, foram registradas 5.043 demissões; 467 cassações de aposentadorias; e 532 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Os dados não incluem empregados de estatais, a exemplo da Caixa Econômica, dos Correios e da Petrobras.

Recorde
O mês de setembro registrou o maior número de punições (74), tanto no comparativo com o mesmo período dos últimos cinco anos como com outros meses de 2016. Entre as expulsões, destacam-se aquelas aplicadas a 10 servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA), envolvidos na Operação Liceu e que responderam por improbidade administrativa; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; e uso de cargo para proveito pessoal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?