metropoles.com

Comissionados do GDF e servidores insatisfeitos com atual gestão entram em conflito

Faixa foi arrancada das mãos de sindicalistas, que protestavam na abertura da XI Conferência Distrital de Assistência Social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
manifestação
1 de 1 manifestação - Foto: Reprodução

Comissionados do Governo do Distrito Federal arrancaram uma faixa das mãos de servidores efetivos durante uma manifestação, na noite de terça-feira (13/10). Uma gravação mostra o momento em que ocorreu a confusão.

Integrantes do Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc) promoviam ato em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorria a abertura da XI Conferência Distrital de Assistência Social.

Enquanto o secretário de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Marcos Pacco, falava aos participantes do evento, sindicalistas entraram no auditório com uma faixa de protesto. Foi a senha para o tumulto.

Segundo a assessoria de comunicação da Sedhs, existia um acordo com os manifestantes de que não haveria atos hostis dentro do auditório no qual ocorria a conferência. Em função do descumprimento do acordo, um grupo de comissionados, contrários ao protesto, tentou impedir a colocação do banner.

Desculpas
Para acalmar os ânimos, o secretário Marcos Pacco intercedeu a favor dos manifestantes, exigiu a devolução da faixa e pediu desculpas. Em nota, no entanto, o sindicato afirmou que “por mais que pareça ser um gesto de bom senso e sensibilidade, é o mínimo que deveria ser feito por uma autoridade ante um constrangimento desses”. O presidente do Sindsasc, Clayton Avelar, acrescentou que se tratava de um ato pacífico. “Não precisava daquela confusão. Era apenas uma faixa.”

Greve
O Sindsasc está em estado de greve desde 9 de outubro. O ato de terça-feira era por melhores condições de trabalho na área de atendimento social, uma das exigências dos servidores públicos da assistência social. A categoria também reivindica o pagamento do reajuste salarial aprovado em 2013 e suspenso este ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?