Aposentados cobram pagamento de atrasados na Secretaria de Saúde
Servidores passaram três horas no prédio nesta quinta-feira (31/3). No fim da manhã, eles conseguiram a lista com os 545 nomes que devem receber valores referentes a licenças-prêmio não usufruídas
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de servidores aposentados da Secretaria de Saúde do DF protestou nesta quinta-feira (31/3) no prédio da pasta. Eles pedem o pagamento da licença-prêmio não usufruída quando estavam na ativa, que está atrasado desde o ano passado. Pela legislação, o benefício não gozado é transformado em dinheiro (pecúnia).
Os servidores ficaram durante três horas na secretaria, onde impediram que os funcionários trabalhassem e protestaram com apitos e som alto. “Marchamos e ligamos o som aqui dentro. Eles chegaram a desligar a energia do prédio, mas trouxemos um gerador e demos prosseguimento ao protesto”, disse a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues.
Marli informou ainda que enviou três ofícios à pasta, solicitando a lista com o nome dos 545 aposentados que devem receber o benefício. “Tem dois meses que a Flávia Cáritas (subsecretária de Gestão de Pessoas) se comprometeu a enviar essa lista e a secretaria só enrola”, desabafa a presidente do sindicato.
Chegamos aqui (na secretaria) e nenhum gestor estava. É evidente que a casa está abandonada.
Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde
O total que o Governo do Distrito Federal (GDF) deve liberar, segundo o sindicato, é de R$ 49 milhões. De acordo com o SindSaúde, a pasta entregou uma primeira lista somente com o nome dos sindicalizados, mas, no fim da manhã, os servidores conseguiram a que continha todos os nomes.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que fez todos os esforços para pagar as licenças-prêmio convertidas em pecúnia que foram processadas em 2015. De acordo com a pasta, 62 aposentados receberam o pagamento referente à folha de junho do ano passado em fevereiro. “A pecúnia relativa ao mês de julho de 2015, no valor de R$ 3 milhões, também foi paga e beneficiou 32 aposentados”, acrescentou a nota.
“Quanto aos demais meses daquele ano, a SES/DF aguarda o cronograma de pagamento que será elaborado pela Governança-DF. A secretaria também fez informes oficiais ao colegiado, mas ainda não há respostas quanto à previsão de pagamento”, completou a pasta.