metropoles.com

Aposentados cobram pagamento de atrasados na Secretaria de Saúde

Servidores passaram três horas no prédio nesta quinta-feira (31/3). No fim da manhã, eles conseguiram a lista com os 545 nomes que devem receber valores referentes a licenças-prêmio não usufruídas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SindSaúde/Divulgação
sindsaúde
1 de 1 sindsaúde - Foto: SindSaúde/Divulgação

Um grupo de servidores aposentados da Secretaria de Saúde do DF protestou nesta quinta-feira (31/3) no prédio da pasta. Eles pedem o pagamento da licença-prêmio não usufruída quando estavam na ativa, que está atrasado desde o ano passado. Pela legislação, o benefício não gozado é transformado em dinheiro (pecúnia).

Os servidores ficaram durante três horas na secretaria, onde impediram que os funcionários trabalhassem e protestaram com apitos e som alto. “Marchamos e ligamos o som aqui dentro. Eles chegaram a desligar a energia do prédio, mas trouxemos um gerador e demos prosseguimento ao protesto”, disse a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues.

Marli informou ainda que enviou três ofícios à pasta, solicitando a lista com o nome dos 545 aposentados que devem receber o benefício. “Tem dois meses que a Flávia Cáritas (subsecretária de Gestão de Pessoas) se comprometeu a enviar essa lista e a secretaria só enrola”, desabafa a presidente do sindicato.

Chegamos aqui (na secretaria) e nenhum gestor estava. É evidente que a casa está abandonada.

Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde

O total que o Governo do Distrito Federal (GDF) deve liberar, segundo o sindicato, é de R$ 49 milhões. De acordo com o SindSaúde, a pasta entregou uma primeira lista somente com o nome dos sindicalizados, mas, no fim da manhã, os servidores conseguiram a que continha todos os nomes.

A Secretaria de Saúde informou, em nota, que fez todos os esforços para pagar as licenças-prêmio convertidas em pecúnia que foram processadas em 2015. De acordo com a pasta, 62 aposentados receberam o pagamento referente à folha de junho do ano passado em fevereiro. “A pecúnia relativa ao mês de julho de 2015, no valor de R$ 3 milhões, também foi paga e beneficiou 32 aposentados”, acrescentou a nota.

“Quanto aos demais meses daquele ano, a SES/DF aguarda o cronograma de pagamento que será elaborado pela Governança-DF. A secretaria também fez informes oficiais ao colegiado, mas ainda não há respostas quanto à previsão de pagamento”, completou a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?