metropoles.com

Agentes penitenciários mantêm greve e suspendem visitas aos presos

Em assembleia nesta segunda-feira (17/10), categoria resolveu continuar com a paralisação que teve início no último dia 10

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Papuda
1 de 1 Papuda - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em assembleia na manhã desta segunda-feira (17/10), os agentes penitenciários do Distrito Federal decidiram manter a paralisação que teve início no último dia 10. Com o movimento, ao menos até a outra terça-feira (25), quando deve ocorrer nova assembleia, não haverá visita de familiares aos presidiários.

Os agentes já tinham paralisado atividades como o atendimento a advogados e a oficiais de Justiça, além da escolta judicial entre as unidades prisionais. O presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen), Leandro Allan, afirmou que o movimento é consequência da “falta de vontade do Governo do Distrito Federal em negociar com a categoria”.

“Algumas das nossas reivindicações não envolvem dinheiro e o governo não se dispõe a atendê-las”, reclamou Leandro. Ele cita como exemplo a criação de um departamento penitenciário e de uma comissão de processo disciplinar (CPD), composta somente por agentes de atividades penitenciárias. Hoje, quando os agentes apresentam comportamentos irregulares, os eventuais envolvidos são julgados e punidos por policiais civis.

Os profissionais também reivindicam o pagamento da última parcela do aumento salarial aprovado em 2012, mas que o governador Rodrigo Rollemberg já informou que não vai pagar este ano. O percentual de 15% deveria ter sido acertado em setembro de 2015. Há também, entre os pedidos, a inclusão aos salários do adicional de insalubridade em grau máximo. O acréscimo equivale a 20% do vencimento base dos servidores, que, na maioria das vezes, lidam diretamente com os detentos em ambientes insalubres. A categoria já recebe 10% dessa gratificação.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública não comentou, até a publicação desta reportagem, o que vai fazer para reduzir o impacto da paralisação dos agentes penitenciários.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?