metropoles.com

Agentes de custódia mantêm greve e marcam nova assembleia para terça (15)

Categoria reivindica a suspensão de acordo que prevê a cessão de 115 agentes da Polícia Civil do DF à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Assembleia agentes de custódia
1 de 1 Assembleia agentes de custódia - Foto: Facebook/Reprodução

Os agentes de custódia da Polícia Civil do Distrito Federal decidiram continuar em greve, após assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (9/12). A paralisação continua até a próxima terça (15), quando será realizada nova reunião dos servidores. A Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) e da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) são as mais afetadas pela greve.

Durante o período, continuarão suspensas as atividades de audiências de custódia (que envolvem, diariamente, em média, 50 presos) e o transporte de presos das delegacias para a carceragem e as visitas. As diligências para o cumprimento de cerca de 11 mil mandados de prisão pendentes deixarão de ser executadas.

Os servidores reivindicam a suspensão de um acordo, firmado entre a PCDF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que prevê a cessão de 115 agentes policiais de custódia à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

“Continuaremos pressionando a Diretoria Geral e a Procuradoria Geral do DF para que o acordo seja suspenso. Ele contraria o que diz a lei federal nº 13.064/14, que determinou a lotação desses servidores na PCDF, órgão ao qual eles sempre pertenceram”, afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco.

Ainda de acordo com o sindicato, se concretizada, a transferência vai causar desvio de função, já que agentes de polícia para ter que realizar atribuições inerentes aos agentes de custódia. “A Polícia Civil abraçou a causa do Ministério Público e da Sesipe, dando de graça 115 policiais enquanto precisamos deles trabalhando conosco. Não entendemos o porquê desse acordo: todos fizeram concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal, não para o Sistema Penitenciário”, acrescenta o presidente do Sinpol-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?