metropoles.com

Servidor: GDF estuda reajustar salários de especialistas e enfermeiros

Segundo o deputado Jorge Vianna, o governador Ibaneis Rocha teria ouvido o pedido da categoria, em reunião nesta quinta-feira (17/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Pessoas sentadas em mesa preta, em sala
1 de 1 Pessoas sentadas em mesa preta, em sala - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) avalia reajustar os vencimentos de especialistas da área de saúde e de enfermeiros. Ao Metrópoles, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) disse que esteve em reunião nessa quinta-feira (17/3) com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e representantes da categoria a fim de pedir o aumento ao chefe do Executivo local.

Segundo Vianna, Ibaneis teria informado que avaliaria a proposta. “Hoje (17/3), tivemos reunião com o governador e ele se comprometeu a melhorar uma proposta para aumentar o salário dos especialistas — que são todos os profissionais de saúde de nível superior exceto médicos, enfermeiros e odontólogos — e dos enfermeiros”, disse o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, as duas categorias pedem o aumento para que haja isonomia, uma vez que outros profissionais de saúde terão direito a um reajuste maior no pagamento da terceira parcela. A ideia, com um novo reajuste, seria “amenizar essa diferença”.

“Qual é o grande problema: os odontólogos, neste ano, vão receber na terceira parcela 22% de reajuste. Os enfermeiros e os especialistas vão receber apenas 5,9%. Então, a diferença salarial vai ficar muito grande. O governador nos recebeu hoje e disse que vai melhorar essa proposta para apresentar semana que vem”, acrescentou Vianna.

4 imagens
Profissionais pedem isonomia
1 de 4

Segundo o deputado Jorge Vianna, o governador Ibaneis Rocha teria ouvido o pedido da categoria, em reunião nesta quinta-feira (17/3)

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Profissionais pedem isonomia

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Material cedido ao Metrópoles

“No ano passado, fiz várias emendas à LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]. Duas delas eram justamente sobre o reajuste salarial dessas duas categorias. Mas, derrubamos os vetos. Se não fosse essa derrubada dos vetos, o governo teria dificuldade de dar esse reajuste esse ano”, diz Jorge Vianna.

Procurado, o GDF disse que “a sugestão do deputado foi encaminhada para a Secretaria de Economia, que estuda o assunto”.

Valores da terceira parcela

Os servidores do GDF aptos a receberem a terceira parcela do reajuste podem simular o valor a ser recebido. O benefício começará a ser pago no salário de abril, depositado na conta dos servidores até o quinto dia útil do mês de maio. Ao todo, serão contempladas 31 das 43 carreiras do funcionalismo público – são cerca de 150 mil servidores beneficiados com a medida.

A ferramenta está disponível desde o último dia 9, no Portal do Servidor. O login e a senha para acesso são os mesmos utilizados para verificar o contracheque. Caso o servidor não lembre de sua senha, é possível pedir a recuperação pelo portal, se o seu e-mail estiver atualizado no Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos. Caso o e-mail não esteja atualizado, o servidor deve procurar a unidade de gestão de pessoas do seu órgão.

Para facilitar a pesquisa, a Secretaria de Economia elaborou um passo a passo de orientações para que os servidores possam acessar a ferramenta. Veja aqui o arquivo com o guia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?