metropoles.com

Servidor e privatização dominam reunião entre Ibaneis e oposição

Em conversa nesta segunda-feira, os dois lados fizeram elogios, mas mantiveram as diferenças, principalmente, do ponto de vista ideológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasília (DF), 08/10/2018  – Evento Entrevista com Ibaneis –  Local Coominagri  Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 08/10/2018 – Evento Entrevista com Ibaneis – Local Coominagri Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles - Foto: null

Privatização, carreira do servidor, papel do Iges e posicionamento da oposição na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Cinco deputados distritais estiveram com o governador Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta segunda-feira (16/12/2019), para debater sobre diversos assuntos.

A reunião durou cerca de 50 minutos. Apesar de nenhuma decisão prática ter saído da conversa, os dois lados consideraram o resultado positivo. Um dos pontos discutidos foi o pagamento da terceira parcela de reajuste dos servidores do GDF.

“A primeira questão era ajustar as contas. O negócio é: teremos recursos para isso acontecer no ano que vem? É um assunto que precisa ser melhor debatido e estudado para saber se e quando isso pode ser feito”, afirmou o secretário de Relações Parlamentares, Bispo Renato.

Segundo Chico Vigilante (PT), um dos presentes, o governador se comprometeu a incluir dos distritais na discussões a respeito do aumento salarial de servidores. “Ele disse que está disposto a discutir uma política salarial para o próximo ano”, afirmou.

Também participaram da reunião no Palácio do Buriti, Arlete Sampaio (PT), Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT).

“O governador falou que para o ano que vem é uma prioridade abrir esse diálogo com as categorias a fim de pensar a recomposição salarial e a terceira parcela do reajuste. Ele disse que quer achar uma saída orçamentária e tem compreensão de que os servidores estão num processo de defasagem salarial grande. Anunciou, também, que o plano de saúde deve sair em maio”, resumiu Felix.

Iges-DF

Todos da oposição manifestaram preocupação com as privatizações. Da mesma forma, eles se colocaram contra a força do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

“Ficamos satisfeitos com alguns apontamentos e nos mostramos contrários a outros, como a questão da privatização da CEB, que consideramos um equívoco. Mas vamos seguir na construção do diálogo, sem precisar fazer chantagem com o governador”, argumentou Grass.

Principalmente sobre o Iges-DF, Bispo Renato disse que a maioria dos deputados se mostrou propensa em continuar ajudando. “Claro que os deputados da oposição têm um ponto de vista diferente, mas que pode avançar em reuniões futuras com o governador para discutir melhor esse assunto.”

Arlete Sampaio também aponta para o diálogo. “Deixamos claro que somos contra a militarização, o Iges-DF, entre outras coisas, mas temos ajudado no que podemos melhorando os projetos no que é possível, e votando o que realmente consideramos importante para o Distrito Federal”, disse.

A questão ideológica foi confirmada por Bispo Renato. “Eles votaram a maioria dos projetos de interesse do Executivo e se propuseram, naqueles temas que não forem ideológicos, a continuar construindo em favor da população como um todo”, opinou. (Colaboraram Isadora Teixeira e Suzano Almeida)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?