metropoles.com

Servidor da CLDF com meningite está em coma induzido, diz família

Confirmação da doença ocorreu nesta segunda-feira (12/3). Chefe do Cerimonial da Casa está internado na UTI do Hospital Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
carlos antonio vieira junior
1 de 1 carlos antonio vieira junior - Foto: Facebook/Reprodução

O chefe do Cerimonial da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Carlos Antônio Vieira Júnior, diagnosticado com meningite nesta segunda-feira (12/3), está em coma induzido, segundo a família do paciente. Filha do servidor, Marissa Reisman contou ao Metrópoles que, apesar do quadro clínico, o estado de saúde é considerado estável. Ele está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Brasília.

Os sintomas, segundo Marissa, começaram na sexta-feira (9). “Ele teve muita febre – nós pensamos que era uma gripe forte –, calafrios, dor no corpo e de cabeça. Dei bastante vitaminas e um remédio para baixar a febre. Sábado, por volta do almoço, acionamos uma ambulância pelo fato de ele começar a passar muito mal mesmo”, conta.

À frente do Cerimonial da Casa há pelo menos 10 anos, Carlinhos, como é conhecido entre os amigos e colegas, é sempre lembrado pela forma cordial como trata as outras pessoas. Na CLDF, já recebeu autoridades de diversos países, como China, Israel e Estados Unidos.

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana agudaA doença provoca confusão mental, dor de cabeça, pescoço rígido e sonolência.

Joe Valle passa mal e faz exames
Um dos contatos mais próximos de Carlinhos na CLDF é com o presidente da Casa, Joe Valle (PDT). Nesta madrugada, o deputado apresentou alguns sintomas semelhantes aos sentidos pelo servidor.

Em razão disso, o pedetista foi examinado, na tarde desta segunda-feira (12/3), pela médica da Casa, que lhe recomendou fazer um hemograma completo imediatamente. Até a última atualização desta reportagem, Joe ainda aguardava os resultados.

O serviço médico e a presidência da CLDF ficaram lotados de servidores que, preocupados com a incubação da doença, cobravam providências da instituição. O último evento em que o chefe do Cerimonial participou foi o de lançamento das candidaturas de Ciro Gomes (PDT), à Presidência da República, e de Joe Valle, ao Governo do Distrito Federal. O ato ocorreu na noite da última quinta-feira (8).

Trinta notificados
Notificada na manhã desta segunda-feira sobre o caso – tratado até então como suspeita de meningite –, a Secretaria de Saúde identificou 30 pessoas que tiveram contato mais próximo com o paciente nos últimos dias, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Beatriz Ruy.

Desse grupo, 26 pessoas foram atendidas e receberam quimioprofilaxia, medicação indicada para reduzir o risco de desenvolver a infecção, de acordo com a gestora. O antibiótico é prescrito para ser tomado durante dois dias. Mais quatro pessoas devem receber a orientação da pasta na terça-feira (13).

“São as pessoas que residem na mesma casa, cônjuge e as que conviveram mais de quatro horas diárias [com o infectado] nos últimos cinco dias, a contar de quando ele começou a ter sintomas”, esclarece Maria Beatriz Ruy. Além de receber a medicação, os possíveis contactantes recebem orientação de procurar o serviço de saúde para avaliar a situação, caso manifestem os sintomas após período de até 10 dias após o contato com o paciente. 

Os sintomas são: dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, prostração, confusão mental, rigidez de nuca. Uma das coisas clássicas da meningite, quando realmente se tem, é essa rigidez de nuca

Maria Beatriz Ruy, diretora de Vigilância Epidemiológica

Confirmações
De janeiro deste ano até esta segunda (12/3), a Secretaria de Saúde registrou dois casos confirmados de meningite, sem contar o de Carlos. Os pacientes se recuperaram da doença. Em 2017, foram registrados 24 casos – cinco evoluíram para óbito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?