metropoles.com

Senador da CPMI, Izalci homenageou homem que invadiu Congresso no 8/1

Homem foi homenageado em sessão pelo Dia do Líder Comunitário. Senador diz que nome foi indicado por outra pessoa: “Não conheço a maioria”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Homem ao lado do senador Izalci segurando diploma
1 de 1 Homem ao lado do senador Izalci segurando diploma - Foto: Reprodução/Instagram

Um homem que invadiu o Congresso Nacional no 8 de Janeiro acabou retornando ao local meses depois para receber uma homenagem. Sergio Luís dos Santos Lima foi homenageado em razão do Dia do Líder Comunitário, recebendo uma honraria das mãos do senador Izalci Lucas (PSDB-DF): “Você é um exemplo para todos”, diz o certificado.

Integrante da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, Izalci promoveu a sessão no Senado no fim de maio, com homenagens a líderes de diferentes regiões do DF. Segundo o parlamentar, o nome de Sergio Luís foi levado por outra pessoa, um mestre capoeirista, assim como os “200 líderes que recebem a homenagem e são indicados pelas suas comunidades e segmentos”.

Sergio é capoerista e se apresenta nas redes também como psicólogo e doutor em Engenharia de Produção e Sistemas. No Instagram, ainda mantém fotos do 8 de Janeiro, junto a outros manifestantes bolsonaristas que romperam a linha de proteção da Polícia Militar e invadiram a Praça dos Três Poderes.

Em meio aos registros participando dos atos golpistas, ele também postou o certificado recebido, ao lado de Izalci. “A responsabilidade de agir como um verdadeiro líder é um dom digno para poucos”, traz o diploma de honra ao mérito.

4 imagens
Senador da CPMI homenageia homem que invadiu Congresso
Senador da CPMI homenageia homem que invadiu Congresso
1 de 4

Senador da CPMI homenageia homem que invadiu Congresso

Reprodução/Instagram
2 de 4

Senador da CPMI homenageia homem que invadiu Congresso

Reprodução/Instagram
3 de 4

Senador da CPMI homenageia homem que invadiu Congresso

Reprodução/Instagram
4 de 4

Reprodução/Instagram

A sessão contou, ainda, com a deputada Erika Kokay (PT-DF), o administrador regional de São Sebastião, uma neta do ex-governador Joaquim Roriz e até Karl Max, nome de um líder comunitário e chef de cozinha de Ceilândia.

Procurado, Sergio alegou que não invadiu a área, mesmo tendo passado da barreira policial e se fotografado em um local de acesso proibido pelos manifestantes, e disse que estava “onde o povo estava”. “O pessoal que estava fora [do Congresso] era gente de bem total […] Todo o resto é narrativa.”

Em nota, Izalci ressaltou que jamais foi favorável “a qualquer tipo de violência ao patrimônio e às pessoas”, e pontuou que não conhece a maioria dos homenageados, mas sempre acredita no trabalho que realizam. “Por isso, essa é uma das maiores sessões do Congresso Nacional.”

Confira a nota completa:

“Fazemos essa celebração há muitos anos e é nela que homenageamos homens e mulheres que fazem um trabalho excepcional em suas cidades e comunidades. Na Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Líder Comunitário, nós convidamos os principais líderes de cada cidade e eles indicam líderes ligados às suas comunidades e segmentos que atuam com destaque. Importante que o indicado tenha relevantes serviços prestados à sua comunidade ou segmento, mas essa avaliação fica por conta de quem indica. Para fazermos a celebração recebemos os nomes de pessoas e líderes reconhecidos em suas comunidades e entregamos seus diplomas. São mais de 200 líderes que recebem a homenagem e são indicados pelas suas comunidades e segmentos. Nesse caso específico, o homenageado foi indicado pelo mestre Katita, conforme o documento de inscrição que temos no gabinete. Eu apenas os homenageio pelo trabalho realizado e informado pelas suas comunidades e segmentos. Não conheço a maioria deles, mas sempre acredito no trabalho que realizam e, por isso, essa é uma das maiores sessões do Congresso Nacional.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?