metropoles.com

Senado aprova PL que permite doação de refeições não consumidas

Proposição evitaria o desperdício de alimentos preparados por fornecedores de marmitas a empresas, hospitais, supermercados e cooperativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
marmita
1 de 1 marmita - Foto: iStock/Foto ilustrativa

O plenário do Senado Federal aprovou um projeto de lei que autoriza empresas fornecedoras de refeições e alimentos prontos a doar o excedente não comercializado e ainda próprio para consumo humano.

O texto agora segue para a Câmara. Se for aprovado pelos deputados e sancionado pelo presidente da República, o PL n° 1.194/2020 valerá para estabelecimentos que fornecem refeições a empresas, hospitais, supermercados e cooperativas.

A proposta, de autoria do senador Fernando Collor (Pros-AL), é mudar essa realidade. “O desperdício no Brasil é muito grande. Essas grandes empresas que fornecem alimentos para hospitais e cooperativas devem ser autorizadas a doar o excedente”, ressaltou, em vídeo publicado na última terça-feira (14/04), quando a matéria foi apreciada.

A intenção da proposta é combater o desperdício e ajudar as pessoas que estão passando fome em virtude da perda de empregos provocada pela crise do novo coronavírus.

Segundo o projeto, ficam considerados próprios para consumo os “alimentos e refeições que mantenham suas propriedades nutricionais e segurança sanitária e não prejudiquem a saúde dos beneficiários da doação”.

Atualmente, esse tipo de medida é proibida por regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as empresas precisam descartar toda a produção não distribuída.

No DF

Caso o projeto vire lei, empresas do Distrito Federal também teriam que se adequar à novidade. Uma delas é a Sanoli, que prepara refeições para diversos hospitais públicos da capital.

Ao Metrópoles, a Sanoli informou que, “diante do cenário atual, a doação seria importante para ajudar famílias”. Porém, a empresa ressalta “a importância de adequação para doação responsável”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?