Semob adia oficinas de debate sobre melhorias no transporte coletivo
Ciclo de debates para população sugerir mudanças estava prevista para começar nesta 2ª feira, mas foram adiadas devido ao período do ano
atualizado
Compartilhar notícia
A população terá de esperar um pouco mais para conseguir propor melhorias ao transporte público do Distrito Federal. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) anunciou que as 12 oficinas presenciais previstas para abrir debates sobre o sistema – que estavam marcadas para começar nesta segunda-feira (16/12) – foram adiadas para 2025.
A informação sobre o adiamento foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última sexta sexta (13/12). Os eventos estavam programados para ocorrer até esta quinta-feira (19/12). Contudo, para o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a realização dos encontros neste período do ano dificulta a participação da maior parte da população.
“Entramos no período de férias escolares e de festas de fim de ano. Muitas famílias viajam, e isso reduz a participação popular, o que dificulta o contato da equipe técnica com o público e, consequentemente, prejudica o trabalho de análise sobre as necessidades de melhorias no transporte público e na mobilidade urbana no Distrito Federal”, argumentou Zeno.
As oficinas sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) vão ocorrer com grupos de discussão e reunir regiões administrativas próximas. As reuniões serão presenciais, sem transmissão on-line. Por meio delas, a população poderá discutir melhorias para o transporte coletivo na respectiva região administrativa que sedia o encontro ou nas adjacentes.
A cada dia três grupos vão se reunir nas oficinas de debates, em endereços distintos, durante duas horas. Nos encontros, a população conhecerá projetos da Semob, que serão debatidos com lideranças comunitárias e os demais participantes – apenas em caráter consultivo, não deliberativo.
Para participar, basta ir ao local informado abaixo, na data e no horário marcados. Lá, os interessados deverão preencher uma lista de presença, com nome, endereço, e-mail e telefone. As novas datas das oficinas regionais serão divulgadas em breve, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade.
Conduzidas por um presidente, representante da equipe técnica da Semob, as oficinas terão participação de mediadores integrantes da pasta e da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O relatório de resultado dos debates será disponibilizado no site sistemas.df.gov.br/PDTU.