Semana Santa: Santuário Dom Bosco celebra com fotos de fiéis
Com a proibição de missas presentes, as celebrações on-line têm as fotos das famílias que frequentam a igreja pregadas nos bancos
atualizado
Compartilhar notícia
A celebração da Sexta-Feira da Paixão (10/04) no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, não terá a presença dos fiéis por ocasião do decreto que proibiu a aglomeração de pessoas nas igrejas, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Ainda assim, isso não significa que as famílias não estarão representadas: fotos dos paroquianos foram colocadas nos bancos para lembrar cada uma delas.
Com a proibição da realização de missas nas igrejas do Distrito Federal, os padres do Santuário Dom Bosco, inspirados nas comunidades italianas, incentivaram os paroquianos a enviarem suas fotos para que elas fossem fixadas nos bancos da igreja.
“Assembleia é povo reunido. Sem povo há uma deficiência na liturgia. Não existe pastor sem algo para pastorear. Sem a presença das nossas ovelhas tivemos que descobrir outras formas de trazê-las para perto e colocar a foto dos nossos paroquianos foi a maneira que encontramos”, conta o padre Jonathan Costa.
O religioso conta que, no começo da arrecadação das fotos, o volume de imagens foi grande. Agora, com quase todos os fiéis representados, por dia, chegam duas a três. Elas permanecerão no santuário até o final do isolamento social.
Paixão de Cristo
Sem poder reunir os católicos, o Santuário Dom Bosco está – assim como muitas paróquias – transmitindo suas celebrações via internet pelas redes sociais. O mesmo ocorrerá nesta sexta-feira (10/04), a partir das 15h.
A celebração desta Sexta-Feira é emblemática para os católicos, pois é quando é lembrado o sacrifício de Jesus Cristo. A celebração tem duração de três dias e começa na Quinta-Feira de Lava Pés.
“Um tríduo uno. Três momentos de uma grande celebração. Com a celebração de Lava Pés, na quinta-feira à noite, e termina na madrugada ou noite de sábado, com a celebração da Páscoa, com a ressurreição de Cristo”, explica o frei Edson Matias (foto abaixo), da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ceilândia. “Por isso, se diz que não há missa na Sexta-Feira Santa”, completa.
A comunidade Nossa Senhora de Fátima, também em Ceilândia, realizará as orações da Via Sacra – que reúne na Sexta-Feira Santa as 14 estações da Paixão de Cristo, de sua prisão ao calvário – a partir das 15h. Sem poder se reunir, a comunidade tem realizado dominicalmente a bênção de seus fiéis nas portas de suas casas.
Confira aqui a programação das igrejas.