metropoles.com

Semana Santa: Santuário Dom Bosco celebra com fotos de fiéis

Com a proibição de missas presentes, as celebrações on-line têm as fotos das famílias que frequentam a igreja pregadas nos bancos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Santuário Dom Bosco
Dom-Bosco
1 de 1 Dom-Bosco - Foto: Divulgação/ Santuário Dom Bosco

A celebração da Sexta-Feira da Paixão (10/04) no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, não terá a presença dos fiéis por ocasião do decreto que proibiu a aglomeração de pessoas nas igrejas, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Ainda assim, isso não significa que as famílias não estarão representadas: fotos dos paroquianos foram colocadas nos bancos para lembrar cada uma delas.

Com a proibição da realização de missas nas igrejas do Distrito Federal, os padres do Santuário Dom Bosco, inspirados nas comunidades italianas, incentivaram os paroquianos a enviarem suas fotos para que elas fossem fixadas nos bancos da igreja.

“Assembleia é povo reunido. Sem povo há uma deficiência na liturgia. Não existe pastor sem algo para pastorear. Sem a presença das nossas ovelhas tivemos que descobrir outras formas de trazê-las para perto e colocar a foto dos nossos paroquianos foi a maneira que encontramos”, conta o padre Jonathan Costa.

O religioso conta que, no começo da arrecadação das fotos, o volume de imagens foi grande. Agora, com quase todos os fiéis representados, por dia, chegam duas a três. Elas permanecerão no santuário até o final do isolamento social.

Paixão de Cristo

Sem poder reunir os católicos, o Santuário Dom Bosco está – assim como muitas paróquias – transmitindo suas celebrações via internet pelas redes sociais. O mesmo ocorrerá nesta sexta-feira (10/04), a partir das 15h.

A celebração desta Sexta-Feira é emblemática para os católicos, pois é quando é lembrado o sacrifício de Jesus Cristo. A celebração tem duração de três dias e começa na Quinta-Feira de Lava Pés.

“Um tríduo uno. Três momentos de uma grande celebração. Com a celebração de Lava Pés, na quinta-feira à noite, e termina na madrugada ou noite de sábado, com a celebração da Páscoa, com a ressurreição de Cristo”, explica o frei Edson Matias (foto abaixo), da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ceilândia. “Por isso, se diz que não há missa na Sexta-Feira Santa”, completa.

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, também em Ceilândia, realizará as orações da Via Sacra – que reúne na Sexta-Feira Santa as 14 estações da Paixão de Cristo, de sua prisão ao calvário – a partir das 15h. Sem poder se reunir, a comunidade tem realizado dominicalmente a bênção de seus fiéis nas portas de suas casas.

Confira aqui a programação das igrejas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?