Semana Nacional de Trânsito: vagas no SCS serão interditadas
Medida, no Dia Mundial Sem Carro (21 e 22), pretende estimular uso de outros meios de transporte. Linha de ônibus sairá do Parque da Cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta terça-feira (18/9), no Distrito Federal, a Semana Nacional de Trânsito, que segue até o próximo dia 25 de setembro. O foco da campanha, que tem o título Salve Vidas, reduza a velocidade, é instruir as pessoas, com foco em educação de trânsito, fiscalização, engenharia de tráfego e gestão.
No Distrito Federal serão realizadas palestras, oficinas e cursos nas escolas e órgãos públicos. “Na maioria dos acidentes, o fator humano está presente”, considera Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade (Semob). “Nossa intenção é reduzir as mortes ao máximo. E estamos muito próximos da meta da Organização das Nações Unidas (ONU), que é a de diminuir 50% das mortes por acidentes no trânsito desde 2011”, afirma o secretário.
A partir da quinta-feira, por exemplo, às 18h, o estacionamento do Setor Comercial Sul, em frente ao shopping Pátio Brasil, será interditado para o Dia Mundial Sem Carro, que acontece na sexta-feira (21) e sábado (22). Várias atividades e passeios de bicicletas serão realizadas no local. Uma linha de ônibus saindo do Parque da Cidade será disponibilizada em decorrência da interdição. A linha sairá a cada cinco minutos.
O objetivo é envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Mortes
A educação no trânsito é considerada de suma importância. Até agosto deste ano, por exemplo, foram registradas 213 mortes por acidente no Distrito Federal. A Polícia Militar também vai participar da Semana Nacional de Trânsito por meio de intensificação da fiscalização durante a semana, especialmente para coibir motoristas que dirijam sob efeito de álcool.
Superintendente de trânsito do DER, Carlos Spies aproveitou para informar que, ao longo do ano, os radares do DF estão sendo trocados por equipamentos mais eficientes. E que as câmeras de fiscalização também estão sendo aprimoradas. No domingo (23), como parte da campanha, será realizada a entrega da Estação Bike da Família, no Parque da Asa Delta. A Semana será realizada em uma parceria envolvendo Secretaria de Mobilidade (Semob), Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Batalhão de Trânsito da PM (BPTrans) e Casa Civil.