Semana começa com altas temperaturas e sem previsão de chuva no DF
Fumaça que cobre o céu desde quinta-feira (5/9), resultado dos incêndios em regiões próximas ao DF, também deve continuar nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal segue sob predomínio de tempo quente e seco, com céu com poucas nuvens e névoa seca nos próximos dias. A previsão do tempo para esta segunda-feira (9/9) é de temperatura máxima em 31°C e umidade relativa do ar entre 15% e 60%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A capital da República enfrenta um longo período de estiagem, com 139 dias sem registro de chuvas, além de um cenário preocupante com diversos focos de queimadas.
“Não temos nenhum horizonte que favoreça a previsão de chuva nesta primeira quinzena de setembro. A estiagem, baixa umidade e diversos focos de incêndios em vegetação no DF e Entorno também contribuem para a permanência de névoa seca que deve continuar nos próximos dias”, comentou o meteorologista do Inmet Heráclio Alves.
Clima seco e céu cinza
Atualmente, o DF se encontra em alerta amarelo – de perigo potencial –, o menor nível em uma escala de três, devido a riscos de incêndios florestais e possíveis danos à saúde em razão da qualidade do ar.
Na última semana de agosto, o Metrópoles mostrou que setembro deverá ser mais seco do que o mês anterior na capital federal.
Na terça-feira (3/9), por exemplo, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, registrou umidade relativa do ar mínima de 7%. A taxa foi a menor da história do Distrito Federal.