metropoles.com

Sem vigilantes, hospitais registram tumultos, furtos e depredações

Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem orientou os servidores a não trabalharem caso se sintam inseguros por conta greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/WhatsApp
Caixa-Eletrônico-Centro-de-Saúde1
1 de 1 Caixa-Eletrônico-Centro-de-Saúde1 - Foto: Reprodução/WhatsApp

Pelo menos um caixa eletrônico foi arrombado e diversos tumultos foram registrados em hospitais e unidades de saúde da rede pública do Distrito Federal entre a noite de quinta-feira (8/3) e a madrugada desta sexta (9). As ações são em virtude da falta de vigilantes, que estão em greve. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) orientou os servidores a não trabalharem caso se sintam inseguros por conta da greve.

De acordo com o Sindicato dos Vigilantes, pacientes depredaram equipamentos médicos, computadores e móveis no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Há informações sobre furtos em carros que estavam parados no estacionamento da Unidade Básica de Saúde 4, em Samambaia.

No Centro de Saúde 1 do Riacho Fundo II, bandidos tentaram explodir e arrombaram um terminal bancário. Devido ao episódio, o atendimento no local foi suspenso.

Também na noite de quinta, dois homens invadiram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, agrediram funcionários e quebraram mesas, cadeiras e equipamentos da unidade hospitalar e de uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Três pessoas ficaram feridas no ataque. Entre as vítimas, estão médicos e enfermeiros. A porta da unidade de saúde ficou suja de sangue. Conforme informações da Polícia Militar, os dois agressores estavam bêbados e um deles tinha um corte na mão.

Veja imagens:

3 imagens
Bandidos arrombaram um caixa eletrônico no Centro de Saúde nº 4 do Riacho Fundo II
Agressões na Upa de Ceilândia
1 de 3

Em Samambaia, ladrões furtaram carros

Reprodução/WhatsApp
2 de 3

Bandidos arrombaram um caixa eletrônico no Centro de Saúde nº 4 do Riacho Fundo II

3 de 3

Agressões na Upa de Ceilândia

Divulgação/PMDF

 

A Diretoria de Atenção Primária da Região Centro-Sul esclareceu que, na madrugada desta sexta, um caixa eletrônico foi arrombado na Unidade Básica de Saúde do Riacho Fundo II. O boletim de ocorrência já foi registrado e a UBS está isolada aguardando perícia.

Os servidores foram redistribuídos para atenderem em outras unidades da Região de Saúde. Com isso, nenhum paciente deixará de ser assistido, garante o governo. Assim que a perícia for finalizada e a unidade higienizada, o atendimento voltará a ocorrer na UBS.

Em relação à ocorrência em Brazlândia,  a direção do hospital registrou um caso de vandalismo, nesta quinta, quando um paciente que estava internado no pronto-socorro depredou uma sala, quebrou uma janela e fugiu.

A gerência da Unidade Básica de Saúde 4 de Samambaia informou que, na tarde de quinta, houve um furto de rodas veiculares no estacionamento do local. O carro é de propriedade de servidor e um boletim de ocorrência foi registrado.

Paralisação
A greve da categoria continua por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Vigilantes, cerca de 90% dos 20 mil terceirizados aderiram ao movimento.

A categoria declarou a paralisação em 28 de fevereiro, reivindicando reajuste de 7%, além de manutenção das cláusulas sociais, como seguro de vida e plano de saúde. De acordo com os vigilantes, a paralisação só será encerrada caso as empresas aceitem a proposta imposta por eles, sem punir os que aderiram à mobilização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?