metropoles.com

Sem vacina e com 2ª onda, escolas privadas do DF vão manter ensino híbrido em 2021

O Conselho de Educação permitiu aula remota até o fim do próximo ano para ensinos básico e superior. Escolas públicas ainda não decidiram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
Volta às aulas do ensino fundamental nas escolas particulares do DF
1 de 1 Volta às aulas do ensino fundamental nas escolas particulares do DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

As matrículas nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal para o ano letivo de 2021 estão abertas e com novidades. Devido às incertezas sobre a vacina contra o coronavírus e ao medo de uma segunda onda da doença, como tem ocorrido na Europa, as 500 instituições particulares da capital vão manter o ensino híbrido. Ou seja, respeitarão a vontade dos pais. Quem quiser o ensino presencial para o filho, terá essa possibilidade. Os que desejaram a manutenção das aulas remotas, terão o suporte.

Uma Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) permite a manutenção das atividades remotas até o fim de 2021. Mas não a impõe. Por isso, fica a cargo de cada escola voltar completamente ao presencial ou ter a opção de manter as aulas on-line.

O texto do CNE regulamentou decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que flexibilizou o ano letivo de 2021 e permitiu levar em conta as atividades on-line como carga-horária para o ano letivo.

No DF, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) realizou assembleia com a instituições de ensino e a decisão foi manter as excepcionalidades devido à pandemia do coronavírus. “A gente tem observado nos países da Europa uma recidiva. Em caso de segunda onda ou pela falta da vacina, todas as escolas estão preparadas para manter o protocolo de profilaxia”, afirmou o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues.

Segundo ele, antes da pandemia, o DF tinha 570 escolas privadas em funcionamento. Hoje, são 500, com cerca de 50 mil alunos, todas aptas a manter o ensino híbrido ou a realizar uma configuração pedagógica que não contribua para a disseminação do vírus.

“Temos um guia de retorno às aulas que já está na sua terceira versão. Ele é digital e tem sido atualizado com frequência. Temos um acordo com as escolas para segui-lo. Todas continuarão a medir temperatura, manterão o uso de máscara obrigatório e todas as medidas necessária. Quando se trata de ensino remoto, nossas pesquisas são muito positivas em relação à produtividade e aprendizado dos alunos”, completou Domingues.

Veja o protocolo:

Guia de Retorno das Aulas nas Escolas Particulares do DF by Metropoles on Scribd

3 imagens
Secretaria de Educação planejou retorno escalonado das aulas
O cronograma letivo deve ser amplamente divulgado à comunidade escolar e afixado em local visível da instituição educacional
1 de 3

O valor do fornecimento de refeição às crianças será de R$ 150 em parcela fixa repassada mensalmente ao beneficiário

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
2 de 3

Secretaria de Educação planejou retorno escalonado das aulas

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
3 de 3

O cronograma letivo deve ser amplamente divulgado à comunidade escolar e afixado em local visível da instituição educacional

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

Escolas e faculdades tradicionais de Brasília, como o Leonardo da Vinci, o Sigma, o Iesb e o Rogacionista, foram ouvidas pelo Metrópoles. Todas optaram por manter, por enquanto, o ensino híbrido. No ato da matrícula, elas têm informado aos pais que vão seguir os protocolos previstos pelo CNE, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Nesse primeiro momento de incertezas e ainda dependendo de resultados sobre os casos de contaminação da Covid-19, elas informam manter o ensino híbrido em 2021. Uma nova orientação só ocorrerá se o cenário pandêmico mudar.

Na rede pública

Procurada, a Secretaria de Educação relembrou que o início do ano letivo de 2021 está previsto para iniciar nas escolas públicas em 8 de março. “A forma de retomada das atividades, ou seja, presencial ou híbrida, vai depender da situação da pandemia no DF”, disse a pasta.

Em relação à rede particular, a secretaria ressaltou que as instituições privadas de ensino podem manter o ensino híbrido ou presencial, respeitando as regras já descritas no decreto autorizativo, publicado em julho de 2020. Dessa forma, não é mais necessário solicitar autorização do Executivo local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?