metropoles.com

“Sem segurança, não temos ensino de qualidade”, diz presidente do TCDF

Tribunal de Contas iniciou, nesta segunda-feira (24/4), uma fiscalização em escolas públicas do DF para identificar problemas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Conselheiro Márcio Michel, eleito presidente do TCDF no biênio 2023-2024. Na imagem ele aparece sentado em mesa do Tribunal, diante de computador com toga, terno e gravata - Metrópoles
1 de 1 Conselheiro Márcio Michel, eleito presidente do TCDF no biênio 2023-2024. Na imagem ele aparece sentado em mesa do Tribunal, diante de computador com toga, terno e gravata - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o conselheiro Márcio Michel, afirmou, em coletiva realizada nesta segunda-feira (24/4), que a fiscalização realizada nas escolas públicas pela Corte pretende identificar os principais problemas da Educação no DF.

Segundo ele, ainda não é possível fazer um balanço do que foi encontrado nas escolas, mas há uma necessidade de investimento na segurança das unidades de ensino.

“Essa fiscalização vai ser levada para o governo para que se tome consciência do que pode melhorar. A polícia está em um déficit muito grande. Sem segurança, não se tem um ensino de qualidade”, disse Márcio.

Além da segurança, a vistoria irá analisar aspectos como acessibilidade, higiene, alimentação. Nas visitas, serão analisadas também as condições das salas de aula, dos refeitórios, das bibliotecas, dos banheiros e das quadras esportivas.

Para o conselheiro, a educação do DF está nivelada com a de outras metrópoles brasileiras, mas há melhorias a se fazer. “Assim, podemos cobrar do Poder Público o que precisa ser melhorado.”

No total serão 30 escolas vistoriadas ao longo de três dias. Ao final, o TCDF irá produzir um relatório, encaminhar para os outros Tribunais de Contas que participam da ação para a produção do relatório final.

Daniel Oliveira, secretário de áreas sociais e segurança pública do TCDF, afirmou que as escolas foram escolhidas aleatoriamente e que, no primeiro dia da fiscalização, Riacho Fundo foi um local em que foram encontrados problemas.

“Já identificamos algumas questões em algumas escolas. Infiltrações no teto, problemas de estocagem e armazenamento de comidas, problemas de acessibilidade”, disse Daniel.

A ação faz parte da Operação Educação, uma fiscalização simultânea dos Tribunais de Contas em mais de mil escolas públicas de todo o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?