“Sem segurança, não temos ensino de qualidade”, diz presidente do TCDF
Tribunal de Contas iniciou, nesta segunda-feira (24/4), uma fiscalização em escolas públicas do DF para identificar problemas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o conselheiro Márcio Michel, afirmou, em coletiva realizada nesta segunda-feira (24/4), que a fiscalização realizada nas escolas públicas pela Corte pretende identificar os principais problemas da Educação no DF.
Segundo ele, ainda não é possível fazer um balanço do que foi encontrado nas escolas, mas há uma necessidade de investimento na segurança das unidades de ensino.
“Essa fiscalização vai ser levada para o governo para que se tome consciência do que pode melhorar. A polícia está em um déficit muito grande. Sem segurança, não se tem um ensino de qualidade”, disse Márcio.
Além da segurança, a vistoria irá analisar aspectos como acessibilidade, higiene, alimentação. Nas visitas, serão analisadas também as condições das salas de aula, dos refeitórios, das bibliotecas, dos banheiros e das quadras esportivas.
Para o conselheiro, a educação do DF está nivelada com a de outras metrópoles brasileiras, mas há melhorias a se fazer. “Assim, podemos cobrar do Poder Público o que precisa ser melhorado.”
No total serão 30 escolas vistoriadas ao longo de três dias. Ao final, o TCDF irá produzir um relatório, encaminhar para os outros Tribunais de Contas que participam da ação para a produção do relatório final.
Daniel Oliveira, secretário de áreas sociais e segurança pública do TCDF, afirmou que as escolas foram escolhidas aleatoriamente e que, no primeiro dia da fiscalização, Riacho Fundo foi um local em que foram encontrados problemas.
“Já identificamos algumas questões em algumas escolas. Infiltrações no teto, problemas de estocagem e armazenamento de comidas, problemas de acessibilidade”, disse Daniel.
A ação faz parte da Operação Educação, uma fiscalização simultânea dos Tribunais de Contas em mais de mil escolas públicas de todo o país.