Sem fila: prova de vida no Detran-DF pode ser feita pelo aplicativo
A atualização faz parte da segunda fase do app e não exige que as pessoas compareçam presencialmente em agências do Detran
atualizado
Compartilhar notícia
O aplicativo do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) começa a oferecer mais um serviço para a população a partir desta sexta-feira (2/10). Agora, a prova de vida poderá ser feita virtualmente. Em 10 de agosto, quando o aplicativo foi lançado, permitia que o cidadão realizasse diversos serviços por ele, sem sair de casa. No entanto, para instalar o aplicativo, era preciso fazer a prova de vida presencialmente. Esse deslocamento não será necessário.
Quem quiser instalar o aplicativo do Detran no smartphone e ter acesso aos serviços, não precisará mais fazer a comprovação em agências da autarquia. Na hora que a pessoa entrar no app para se cadastrar, será pedido para que ela faça a identificação.
“Ela vai tirar foto e se identificar. Essas informações vão para o sistema e o servidor vai conferi-las para liberar o cadastro. Essa ação faz parte da segunda etapa do aplicativo. Antes o banco de dados era muito frágil. Nós fizemos melhorias para que não seja necessário o cadastro presencial”, afirmou o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, ao Metrópoles.
Aperfeiçoamento
Inicialmente, 20 serviços eram ofertados para serem resolvidos diretamente pelo portal ou aplicativo. Mas, em outubro, a perspectiva é de que a população consiga resolver qualquer demanda de forma digital com rapidez e segurança.
O Detran Digital, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão, facilita o acesso do cidadão aos serviços da autarquia, pela internet.
Os usuários poderão resolver, a partir de segunda-feira (5/10), sem precisar ir ao órgão os seguintes serviços:
- segunda via de CRV;
- acompanhamento de processo de habilitação como resultado de exame de direção;
- alteração de endereço;
- autoidentificação de infrator;
- autorização para estacionamentos em vagas para idosos;
- consulta de pontos, nada consta e restrições de CNH;
- consultas de débitos, nada consta, restrições e registro de propriedade de veículos;
- conversão de placa antiga para Mercosul;
- solicitação de autuação em advertência – prevista no Código de Trânsito para motoristas que tenham tido apenas uma multa de trânsito em 12 meses;
- E, partir desta sexta-feira (2/10), prova de vida.
Fácil acesso
De acordo com informações do Detran, o portal é de fácil acesso e serviços que demandavam até seis horas em filas serão resolvidos com apenas três cliques. Estão liberadas as consultas de débitos, emissão de boletos, pontuação da Carteira de Habilitação (CNH), entre outros.
Todos os vinte primeiros serviços oferecidos pelo Detran Digital, poderão ser acessados pelo portal do órgão e também por celulares e tablets, tanto em sistema IOS quanto Android.
A segurança dos dados foi garantida pelo diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia. “Estamos no mesmo patamar de segurança de grandes bancos para o uso de aplicativos para a movimentação financeira dos clientes”, frisou.
Maia explicou que, justamente devido à segurança e ao aperfeiçoamento do aplicativo, alguns serviços mais complexos, como compra e venda de veículos, por exemplo, só serão liberados na plataforma na terceira fase do projeto.