metropoles.com

Sem definir creches, GDF lança cartões para matrículas

Cadastro será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outro cartão tem o objetivo de resolver pequenos problemas em escola

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cartao-creche
1 de 1 Cartao-creche - Foto: Reprodução

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou na manhã desta quarta-feira (05/02/2020) dois programas com foco na educação: o Cartão-Creche e o cartão para pequenos reparos nas escolas. O primeiro ficará nas mãos de mães e pais para garantir a matrícula de filhos pequenos. O segundo será utilizado para a manutenção de colégios da rede pública.

As aulas têm início na próxima segunda-feira (10/02/2020), mas a situação das escolas pede atenção. De acordo com reportagem publicada pelo Metrópoles, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) cobra a reforma e a reconstrução de 75 escolas públicas brasilienses. Os processos têm andamentos distintos. Enquanto alguns partem de denúncias recentes de alunos, pais e professores; outros se arrastam por décadas.

Nessa fase de lançamento, o Cartão-Creche vai beneficiar 5 mil crianças com até 3 anos. Cada uma receberá R$ 803,57 mensais para efetuar matrícula e pagar creches previamente selecionadas pelo GDF. O investimento será de R$ 24 milhões.

Mesmo o benefício teve adiamentos seguidos. A primeira data prevista para entrega dos cartões era 13 de janeiro. Não se concretizou. O governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu ao Metrópoles que eles estava prontos e seriam lançados no dia 24 de janeiro, o que também não ocorreu.

O governo ainda divulgará edital para o cadastramento das creches, que será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Após o resultado, as regionais de ensino vão distribuir os cartões para as famílias. A lista é formada pelo cadastro de pedidos em matrículas na rede pública, feito pelo telefone 156, opção 2.

Caso a criança tenha muitas faltas ou o cartão seja utilizado de forma indevida, o benefício poderá ser suspenso, bloqueado ou cancelado conforme a gravidade do caso.

Mais creches

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), mais cinco creches estão quase prontas e serão inauguradas este ano. Além disso, há duas com o termo de referência para licitação quase pronto. E mais quatro devem ser lançadas em 2020. “Vamos terminar esse ano com mais 15 mil crianças em creches no DF”, discursou.

“Nós vamos gerar emprego e renda. Porque todas as creches do DF terão a certeza do pagamento”, afirmou o governador, que também prometeu o intermédio do GDF para a contratação de mães-crecheiras.

Ibaneis aproveitou para falar do lançamento de mais um cartão: o de pequenos reparos da Saúde. Segundo ele, o programa já está em marcha.

Pequenos reparos

O cartão para pequenos reparos canalizará os repasses do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). As unidades serão entregues para os diretores das escolas a partir de março.

O programa é voltado exclusivamente para pequenos projetos de manutenção. Com ele é possível contratar, por exemplo, serviços de bombeiro hidráulico, chaveiro, eletricista, jardineiro, pedreiro, pintor, serralheiro, técnico em informática e técnico em eletroeletrônica.

O GDF montou a lista de profissionais à disposição para contratação com o cartão para pequenos reparos (clique no link). Na caso do cartão, não será possível contratar pessoal fora desse grupo. No entanto, a escola poderá também usar o PDAF sem o cartão. Nesses casos, a escola tem a oportunidade de contratar nomes fora da lista.

Os dois cartões serão geridos pelo Banco de Brasília (BRB). Segundo o presidente da institução, Paulo Henrique Costa, o sistema trará mais eficiência e segurança nos repasses para as crianças e às escolas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?