metropoles.com

Sem chuvas durante 163 dias, DF iguala período mais seco da história

Segundo o Inmet, população ainda vai viver dias marcados por altas temperaturas e baixa umidade antes da volta definitiva das chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nina Quintana/Metrópoles
Com 7% de umidade relativa do ar, DF tem dia mais seco da história baixa humidade calor seca Metropoles 1
1 de 1 Com 7% de umidade relativa do ar, DF tem dia mais seco da história baixa humidade calor seca Metropoles 1 - Foto: Nina Quintana/Metrópoles

O Distrito Federal chegou ao 163º dia seguido sem chuvas nesta quinta-feira (3/10), segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a capital do país iguala o recorde de 1963, quando os brasilienses passaram pelo maior intervalo sem precipitações da história.

Apesar de ter chovido rapidamente em alguns pontos isolados do DF no sábado (28/9), isso não foi computado pelo Inmet (leia mais abaixo).

Nesta quinta, a temperatura mínima foi de 12ºC, em Planaltina. No período da tarde, a máxima pode chegar perto dos 35ºC, e a umidade relativa do ar cai para 15%. A previsão para a semana é de dias quentes e secos.

Para esta semana, a chance de chuva é mínima, praticamente nula. Segundo o Inmet, a massa de ar seco na região central do Brasil ganha força, diminuindo a possibilidade de chuva.

Quando vem a chuva?

Segundo o órgão de monitoramento climático, a partir da segunda semana de outubro, com o aumento da umidade relativa do ar, há chance de chuvas pontuais. Mas o período com volume regular de chuvas só deve começar entre o fim do mês e o começo de novembro.

O Inmet ressaltou que as primeiras precipitações do período chuvoso tendem a ser muito intensas, marcadas por ventos fortes com chance de raios e trovões. Há o risco, inclusive, de queda de granizo.

Inmet não registrou chuva de sábado

Apesar dos registros de chuva no sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera, do ponto de vista estatístico, que o Distrito Federal segue na seca.

Segundo o Inmet, as chuvas registradas entre a tarde e a noite de sábado foram pontuais, nas áreas mais a oeste, fora dos pontos de monitoramento.

Para contabilizar nas estatísticas oficiais do Inmet, a chuva precisa ser registrada nas cinco estações do órgão ou em unidades de monitoramento de órgãos meteorológicos parceiros.

Sem o dado registrado no sistema, para o Inmet, a frequência de dias de estiagem ainda não foi quebrada. Inclusive, havia previsão de chuva no domingo (29/09), mas nenhuma gota caiu.

Onde ficam as estações no Inmet:

  • Centro do DF – Estação Central do Sudoeste
  • Noroeste do DF – Brazlândia
  • Nordeste do DF – Águas Emendadas em Planaltina
  • Sudoeste do DF – Gama
  • Sudeste do DF – Paranoá

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?