metropoles.com

Sem chuva, Caesb pretende usar volume morto do Descoberto neste mês

Reserva técnica será usada caso o nível da Barragem do Descoberto caia a 5%, o que deve ocorrer até 31 de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Seca no DF
1 de 1 Seca no DF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Embora já autorizada a ampliar o racionamento no Distrito Federal para dois dias, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) aposta na chegada das chuvas e em obras para reduzir a vazão nos reservatórios e, assim, retardar a adoção da medida mais severa.

Na hipótese de a estiagem não cessar nos próximos dias, a concessionária se prepara para utilizar o volume morto – espécie de reserva técnica de recurso hídrico – da Barragem do Descoberto. A providência seria inédita na história da capital do país, e pode ser implementada caso a maior bacia do DF atinja 5% do seu volume. Se a redução média continuar caindo 0,5% por dia, a tendência é que o governo autorize o emprego da técnica em 31 de outubro, quando o manancial chegará a 4,7%.

O plano da Caesb será encaminhado à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que precisa autorizá-lo, na segunda-feira (23/10). Para utilização do volume morto, a companhia poderá utilizar R$ 6,25 milhões nas obras de captação, recurso já liberado.

Para usar o volume morto, os engenheiros teriam de esperar que a barragem secasse para iniciar perfurações na tubulação que fica abaixo do solo, mas uma nova tecnologia permitirá a escavação na bacia ainda com água.

Os detalhes da provável operação foram explicados pelo presidente da Caesb, Maurício Luduvice, em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta (20). “O objetivo é segurar o Descoberto e vencer a seca de 2017 para recuperarmos os reservatórios. Esperamos nos preparar para deixar o volume morto pronto para ser utilizado, mas esperamos não ser preciso”, disse Luduvice.

O presidente admitiu que a situação do Descoberto é a mais alarmante. O reservatório atingiu, nesta sexta, 10,2% de seu volume – 1,2% acima do valor de referência estabelecido pela Adasa para o fim deste mês. Já o nível da bacia de Santa Maria registrou 24,9%, 1,9% superior à previsão. “Planejamos diminuir a dependência do Descoberto. O Guará I e II, por exemplo, já é abastecido por Santa Maria”, explicou.

Chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem se manter elevadas nos próximos dias. Embora as previsões indiquem chuva – em forma de pancadas – no fim de semana, o domingo (22) deve registrar 36ºC, com mínima de 20°C. No último domingo (15), os termômetros marcaram 37,3ºC – o dia mais quente da história do DF.

Histórico
Com o agravamento dos problemas, em 14 de outubro a companhia divulgou novos cortes no fornecimento de água. Três cidades foram atingidas: Sobradinho, Planaltina e Brazlândia. A medida vigorou no mesmo dia em que a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal decretou estado de emergência climática devido à baixa umidade relativa do ar. Na quarta (18), essa determinação foi suspensa.

No início do mês, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) inaugurou, no Lago Paranoá, a primeira obra de captação de água dos últimos 17 anos. A atividade foi marcada sob protestos.

O GDF ainda corre para entregar a obra do Subsistema Produtor do Bananal, que deve ficar pronta até o fim de outubro. De acordo com a Caesb, o Bananal vai dar vazão a 726 litros de água por segundo e aliviará o Sistema Produtor Santa Maria-Torto.

A míngua nos reservatórios tem afetado, inclusive, o cultivo e o consumo do brasiliense. Conforme o Metrópoles mostrou, os preços de alguns produtos da agricultura chegaram a dobrar.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?