metropoles.com

Sem aulas, sindicato estima 300 escolas fechadas e 4,5 mil demissões no DF

O presidente do sindicato, Álvaro Domingues, abriu audiência de conciliação, nesta quinta, falando de cenário “dramático”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Volta às aulas
1 de 1 Volta às aulas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe), Álvaro Domingues, abriu a audiência de conciliação sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas privadas da capital em tom alarmante.

O encontro com outras entidades e o Governo do Distrito Federal começou às 14h30, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), nesta quinta-feira (20/8).

Na presença do desembargador do TRT-10, Pedro Luis Vicentin Foltran, de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sinproep e do Governo do Distrito Federal, Álvaro Domingues disse estar na audiência para propor um calendário de retorno das aulas. Ele embasou seu discurso nos protocolos de profilaxia e adaptações realizadas pelas 570 instituições privadas do DF e ressaltou o “cenário dramático” do setor.

“A cada passo que se dá de indecisão no retorno às aulas, o número de estudantes que deixam as instituições aumenta. A inadimplência cresce. Nossa previsão há um mês era de fechamento de 120 escolas. Agora, a gente prevê quase 300 fechamentos, se não reabrirmos”, alertou o presidente do Sinepe.

Segundo o sindicalista, das 570 escolas credenciais, aproximadamente 400 são micro e pequenas empresas. “Essas são as que mais sofrem. O quadro é dramático. Vai ceifar muitos quadros de trabalho. Já foram 1,5 mil de funcionários demitidos e esse número vai triplicar”, afirmou Álvaro Domingues.

Ele propôs um calendário de retorno imediato e opcional para os 165 mil estudantes das escolas privadas, fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus.

O Sinepe propõe o retorno para o dia 24 de agosto. Começaria pela educação infantil e, na sequência, seriam abertos com aulas presenciais, os ensinos fundamental e médio, além de demais seguimentos. Só haverá decisão sobre a proposta ao fim do encontro desta tarde.

A audiência de conciliação para discutir a retomada das aulas presenciais atende determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em resposta a recurso apresentado pelo Sinepe.

Autoriza e proíbe

O GDF suspendeu as aulas nas escolas públicas e particulares no dia 12 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.

Quatro meses depois, o governo local autorizou o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino da rede privada a partir do dia 27 de julho. O MPT entrou na Justiça para barrar o regresso e obteve decisão favorável do juiz Gustavo Carvalho Chehab, que impediu a retomada por 10 dias.

No dia 4 de agosto, a juíza Adriana Zveiter, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, derrubou a liminar de Chehab e autorizou a reabertura imediata – decisão revogada dois dias depois pelo desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran.

suspensão foi mantida em nova decisão, em 12 de agosto. A medida judicial tem validade até que seja proferida sentença na ação civil pública que tramita na 6ª Vara.

4 imagens
As escolas adotaram protocolos de segurança, como o reforço na limpeza
Associação diz que pais de alunos se sentem inseguros com a decisão
1 de 4

Aulas voltam na rede pública com 44% das crianças vacinadas no DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

As escolas adotaram protocolos de segurança, como o reforço na limpeza

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Associação diz que pais de alunos se sentem inseguros com a decisão

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?