metropoles.com

Vídeos: medidas contra o coronavírus geram embate entre PM e PCDF

Militares reclamam que são obrigados a aguardar fora das delegacias para registrar ocorrência. PCDF diz que atendimento está sendo normal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
pmdf
1 de 1 pmdf - Foto: Reprodução

Medidas adotadas nas delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal para evitar a propagação do coronavírus estão gerando embate com a Polícia Militar. Vídeos divulgados nas redes sociais neste fim de semana mostram bloqueios montados pelos policiais civis dentro das DPs.

Com isso, os militares reclamam que são obrigados a aguardar do lado de fora das delegacias para registrar a ocorrência. Mesmo quando estão conduzindo vítimas e suspeitos algemados. Na noite desse sábado (21/03), um PM gravou um vídeo em que mostra a guarnição do lado de fora da 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro).

Na gravação, um policial explica que está com o suspeito detido e que foi impedido de acessar a delegacia. “O policial militar chega com a ocorrência de roubo. Não pode adentrar nas delegacias. Os policiais ficam aguardando e eles lá dentro”, narra o militar.

Ao Metrópoles, a equipe de plantão que estava na 12ª DP explicou que, inicialmente, os policiais militares ficaram do lado de fora. Quando a vítima chegou, todos entraram. Segundo os policiais civis, a equipe da PM foi bem-tratada. O auto de prisão em flagrante foi lavrado e a delegacia forneceu até mesmo álcool em gel para fazer a limpeza das algemas.

Um outro vídeo, gravado por um policial civil, mostra atrito entre as corporações na 20ª Delegacia de Polícia (Gama). O motivo é o mesmo: um isolamento feito na entrada da unidade policial. Os PM e o agente discutem e reclamam que um está gravando o outro. Nas imagens, é possível ver uma faixa de isolamento colocada após o balcão onde as ocorrências são registradas.

PCDF defende medidas
Por meio de nota, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que está realizando normalmente o atendimento ao público, registrando todas ocorrências e analisando as situações de flagrantes.

No entanto, a corporação explica que houve “adoção de medidas sanitárias, seguindo parâmetros da OMS e da Portaria 25, de 18 de março de 2020 da PCDF, a fim de proteger, em primeiro lugar, o cidadão, assim como os policiais que realizam atendimento nas delegacias, policiais militares que conduzem eventuais situações flagranciais, por fim, agindo com responsabilidade social”, diz o texto.

A PCDF afirmou, ainda, que lamenta profundamente a situação de calamidade pública instaurada no país, mas que não deixará de cumprir sua missão institucional. O chefe da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, delegado Darbas Coutinho, destacou que as delegacias estão registrando todas as ocorrências.

“Atendemos todas as ocorrências em flagrante e todas as denúncias feitas pela comunidade. Só que nesse momento, temos que tomar as atitudes necessárias para resguardar os policiais e a população. Estamos agindo de acordo com orientações das organizações de saúde que, inclusive, orientam uma distância de dois metros entre as pessoas para evitar o contágio”, explicou.

Repúdio
Diante da polêmica, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol) divulgou uma nota de repúdio aos policiais militares e defendeu as medidas adotadas na delegacia.

No texto, o sindicato explica que os policiais civis do DF, de forma voluntária e atendendo as recomendações da OMS e demais órgãos de Saúde, estão adotando medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19.

“Todas as ações visam diminuir a aglomeração no interior das delegacias. Ainda assim, todos os que procuram as unidades têm sido atendidos. As demais forças de segurança, como sempre ocorreu, de forma prioritária. O momento exige, contudo, compreensão dos colegas”, diz a nota.

O sindicato ressalta, ainda que “lamenta a conduta de alguns operadores da Segurança Pública que tentam difamar a instituição Polícia Civil do DF. Ainda que sejam posicionamentos individuais, o sindicato espera que esse fato seja apurado e devidamente punido pelo respectivo comando.” A PM foi acionada, mas não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Número de casos confirmados aumenta no DF
Aumentou o número de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal. O balanço, divulgado neste domingo (22/03), aponta que há 117 pacientes com a doença na capital do país. Pela manhã, eram 112. Os cinco casos incluídos na estatística foram informados pelo Hospital das Forças Armadas.

Do total de casos confirmados no DF, 11 estão internados. Outros 106 seguem em quarentena ou se tratando em casa. O total de pacientes com suspeita doença também cresceu, passando de 3.293 para 3.301.

Novo Coronavírus Covid-19, domingo (22/03), às 13h08:
Casos confirmados: 117
Internados: 11 (9,4%)
Domiciliar: 106 (90,6%)
Pacientes recuperados: 0
Casos suspeitos: 3.301
Casos descartados: 1.812 (54,9%)
Total de óbitos: 0

Caso gravíssimo

A primeira mulher a ter o coronavírus diagnosticado no Distrito Federal teve piora em seu quadro de saúde nesse sábado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. A paciente, internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), está em estado gravíssimo, em coma induzido e respira por aparelhos.

14 imagens
1 de 14

Moises Dias/Metrópoles
2 de 14

Moises Dias/Metrópoles
3 de 14

Moises Dias/Metrópoles
4 de 14

Moises Dias/Metrópoles
5 de 14

Moises Dias/Metrópoles
6 de 14

Moises Dias/Metrópoles
7 de 14

Moises Dias/Metrópoles
8 de 14

Moises Dias/Metrópoles
9 de 14

Moises Dias/Metrópoles
10 de 14

Moises Dias/Metrópoles
11 de 14

Moises Dias/Metrópoles
12 de 14

Moises Dias/Metrópoles
13 de 14

Moises Dias/Metrópoles
14 de 14

Moises Dias/Metrópoles

 

A advogada de 52 anos, moradora do Lago Sul, apresenta síndrome respiratória aguda severa, além de comorbidades que agravam seu quadro clínico. A mulher está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar com todo o suporte técnico-científico.​

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?