Vídeo. Presos beneficiados pelo Saidão desembarcam na Rodoviária
Registro que circulou no WhatsApp foi feito neste sábado (22/12). Ao todo, 1.109 internos do regime semiaberto devem ser favorecidos
atualizado
Compartilhar notícia
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pelo menos 66 detentos beneficiados pelo Saidão de Natal descendo, neste sábado (22/12), na Rodoviária do Plano Piloto para as comemorações natalinas. Durante o 1’06” da gravação das imagens ,é possível ouvir a apreensão das pessoas que estão no ônibus ao lado.
Desde às 7h da manhã de sexta-feira (21) 1.109 internos do regime semiaberto estão sendo liberados e deverão se apresentar na Papuda na próxima quarta-feira (26), até as 10h.
Quem não cumprir a determinação será considerado foragido e, quando capturado, pode perder o direito ao regime semiaberto e responder a inquérito disciplinar.
Veja a gravação:
Pode usufruir do benefício o sentenciado que atenda aos requisitos previstos na Portaria nº 001, de 2018, da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
A medida contempla, com 35 dias ao ano, os presos que cumprem pena no regime semiaberto e aqueles, entre outros, com autorização de trabalho externo ou para saídas temporárias.
O juiz responsável pela portaria pode, discricionariamente, definir e distribuir as datas ao longo de 12 meses. Neste ano, por exemplo, elas foram divididas em nove períodos, cada um com três e cinco dias.
As saídas ocorreram nos meses de fevereiro (três dias), março (quatro), maio (três), julho (quatro), agosto (três), setembro (quatro), outubro (quatro) e novembro (cinco).
Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os detentos pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), via WhatsApp (61) 98626-1197 da Polícia Civil ou pelo número (61) 3339-1345 (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais).