metropoles.com

Vídeo. Internos tentam fugir de unidade no Recanto das Emas

Rebelião ocorreu nesse sábado (3/3), durante o primeiro dia de paralisação dos agentes socioeducativos. Situação foi contornada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
unire – recanto das emas
1 de 1 unire – recanto das emas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na manhã desse sábado (3/3), adolescentes da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) tentaram fugir do local após render um agente socioeducativo. Na gravação do sistema de segurança a qual o Metrópoles teve acesso, é possível ver um menor controlando o agente e outros três correndo por uma ala. O quarteto, no entanto, foi recapturado e a situação controlada.

O botão de pânico – medida para situações de emergência – foi acionado. Segundo relatos, a Polícia Militar do DF (PMDF) chegou ao local somente 30 minutos após o incidente. O caso ocorreu um dia após os agentes socioeducativos decretarem paralisação até a próxima terça (6). A tentativa ocorreu durante o momento de abertura de um dos módulos. Assista:

 

A Subsecretaria do Sistema Socioeducativo confirmou que “os jovens tentaram correr, porém, foram contidos ainda dentro da unidade”. Eles serão encaminhados à delegacia responsável para os procedimentos legais. A pasta reforçou que a Justiça do DF concedeu liminar determinando a suspensão da paralisação dos servidores da carreira, com retorno aos postos de trabalho e execução integral das atividades regulares sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Um outro caso ocorreu na unidade de Santa Maria. Um servidor foi ferido por um dos adolescentes durante o trancamento do módulo. Ele foi encaminhado ao Hospital da cidade. Segundo a pasta, foi atendido e liberado, sem complicações.

O adolescente, por sua vez, foi encaminhado à delegacia. O Ministério Público e a Vara da Infância estão sendo avisados das ocorrências.

A paralisação afetou atividades fora dos módulos, como oficina e escola. Os servidores que decidiram trabalhar foram encaminhados para garantir o banho de sol, a vigilância, a preservação da integridade física dos jovens infratores, conforme afirmou à reportagem o diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse-DF), Wagner Matos.

2 imagens
Cadeado arrebentado durante a tentativa de fuga
1 de 2

Registro da tentativa de fuga dos internos

Reprodução
2 de 2

Cadeado arrebentado durante a tentativa de fuga

Material cedido ao Metrópoles

Na sexta (2), o sindicato disse que o movimento atingiria o período das 8h às 17h. Assim, as visitas nas unidades – Planaltina, Santa Maria, Recanto das Emas, Brazlândia, São Sebastião, Saída Sistemática (fase final da internação) e Provisória – estão comprometidas, pois ocorrem das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Penúria
A lista de problemas do sistema socioeducativo tem crescido nos últimos meses. No fim do ano passado, o Metrópoles mostrou a falta de estrutura e segurança nas unidades de internação, o que, segundo os servidores, eleva o risco de incidentes violentos, como rebeliões e tentativas de fugas.

No mês passado, vídeos feitos por trabalhadores socioeducativos e cedidos à reportagem exibem problemas estruturais nas unidades. As gravações mostram goteiras, alagamento e até uma cobra no interior de um dos locais de internação.

Na ocasião, a pasta afirmou que a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo recebeu a demanda sobre os vazamentos e ordenou o reparo à empresa de engenharia prestadora de serviços. Em relação à cobra, o Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado e recolheu o animal cerca de uma hora depois de serem acionados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?