Viaturas da Polícia Militar na mira dos deputados distritais
Cãmara Legislativa faz audiência nesta quarta-feira (30/3) para discutir a segurança das Pajeros utilizadas pela corporação. Desde 2012, foram mais de 20 acidentes e um policial morreu
atualizado
Compartilhar notícia
As viaturas modelo Mitsubishi Pajero Dakar da Polícia Militar, adquiridas em uma licitação realizada em 2012, entraram na mira dos deputados distritais. Os veículos serão alvo de uma audiência pública na Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (30/3), às 10h. O debate ocorre após recorrentes capotagens e reclamações sobre a segurança dos veículos.
Desde que a PMDF passou a utilizar as Pajeros, ocorreram mais de 20 acidentes. Em fevereiro, o policial Renato Fernandes da Silva morreu após perder o controle da viatura na BR-070. Em 2014, um acidente provocou a amputação do antebraço do PM Adriano Ricardo Ferreira, em uma perseguição na L4 Norte.Além da estabilidade, a ergonomia das viaturas também tem sido criticada pelos militares. O número de atestados médicos por conta de dores lombares cresceu nos últimos anos. A audiência foi marcada pelo presidente da Comissão de Segurança, deputado Robério Negreiros (sem partido). “Já está comprovado que o modelo comprado na última licitação não está adequado ao policiamento. Existem estudos dentro da PMDF que apontam soluções para o problema. Espero que possamos contribuir com o debate e apresentar saídas concretas”, avalia.