metropoles.com

“Tristeza na alma”, diz mãe de motorista de app assassinado no DF

Vítima foi encontrada morta com um tiro na cabeça em estrada vicinal no Sol Nascente. O crime ocorreu no último domingo (10/02/2020)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp-Image-2020-02-10-at-11.15.11
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-02-10-at-11.15.11 - Foto: null

A mãe do motorista de aplicativo assassinado no fim de semana (foto em destaque) lamentou a morte do filho, Túlio Russel César, 27 anos.  Sheila Russel Kos, 48, afirmou que o sentimento é de “tristeza na alma”. O jovem foi encontrado com um tiro na cabeça no Sol Nascente, na estrada Vicinal (VC-311). O crime ocorreu na manhã de domingo (09/02/2020).

Ao Metrópoles, Sheila disse que o filho tinha passado no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e tomaria posse no meio do ano. “Ele era muito trabalhador, alegre e querido. Vivia na correria, trabalhando. Era um menino muito bom”, relembra.

A sensação de impunidade é outro sentimento que maltrata os familiares de Túlio. Segundo a mãe da vítima, as leis não punem os criminosos de forma justa. “Hoje em dia se rouba e se mata por nada. Ontem foi meu filho, hoje tem mais e amanhã mais um. As leis não punem! Mesmo que peguem esses bandidos, eles vão ficar presos, comendo e bebendo às custas dos nossos impostos. Impostos que pagamos, mas não temos segurança”, desabafou.

Túlio era formado em direito pelo Centro Universitário Iesb. Meses antes de começar a atuar como motorista de app, o jovem havia sido demitido de uma empresa que trabalhava com caminhões. Ainda segundo a mãe do rapaz, ele tinha experiência em estradas e refuta a versão de que o motorista teria atendido a um chamado feito no matagal, onde foi encontrado:

“Ele já sabia dos perigos. Não sei como isso aconteceu, mas ele foi levado para lá. Não foi para aquele local de boa vontade, ele não daria um vacilo desses. A empresa só pensa em dinheiro. Acho que, para segurança dos motoristas, as viagens pagas em dinheiro deveriam acabar”, destacou.

Protesto por segurança 

Motoristas que prestam serviços para aplicativos fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (10/02/2020), por mais segurança para a categoria. Só nesse fim de semana, em menos de 24 horas, dois condutores foram alvo de bandidos.

8 imagens
Alessandro Paiva Damasceno: "A gente vive com medo, porque não recebemos as informações do passageiro"
Ana Maria dos Santos já passou momentos de medo dentro do carro
1 de 8

Motoristas se concentram no Estádio Mané Garrincha

Michael Melo/Metrópoles
2 de 8

Michael Melo/Metrópoles
3 de 8

Michael Melo/Metrópoles
4 de 8

Alessandro Paiva Damasceno: "A gente vive com medo, porque não recebemos as informações do passageiro"

Michael Melo/Metrópoles
5 de 8

Ana Maria dos Santos já passou momentos de medo dentro do carro

Michael Melo/Metrópoles
6 de 8

Michael Melo/Metrópoles
7 de 8

Michael Melo/Metrópoles
8 de 8

 

A manifestação se concentrou no estacionamento do Mané Garrincha. Entre as exigências, foram solicitadas informações do passageiro na plataforma e uma delegacia especializada no DF para atender condutores da categoria e entregadores de comida de empresas como iFood e Rappi.

Suspeitos 

Poucas horas após o crime, dois suspeitos foram detidos por agentes da 23ª Delegacia de Polícia (P Sul). Segundo informações do delegado adjunto responsável pela investigação, Maurício Iacozzili, o caso está sendo tratado como latrocínio (roubo seguido de morte). Os bandidos levaram o celular da vítima. Um menor foi apreendido e um homem acabou preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

“Nas diligências preliminares, os nossos agentes conseguiram localizar dois suspeitos que já têm passagens pelo crime de roubo com uma espingarda artesanal calibre .22, compatível com a lesão encontrada na cabeça do motorista”, pontuou o investigador. O adulto ficará detido temporariamente por pelo menos 30 dias, conforme decisão da Justiça.

Ainda segundo Iacozzili, agora é necessário aguardar os exames periciais na arma e no carro para saber se a dupla é responsável pela autoria do crime.

“Eles são comparsas e já haviam sido detidos juntos em outras oportunidades. Os indícios estão nos levando a crer que podem ser eles, mas vamos aguardar os resultados para confirmar com precisão”, frisou o delegado.

A PCDF também solicitou informações das empresas que Túlio trabalhava como motorista por aplicativo a fim de traçar o último trajeto feito pelo rapaz.

“Já enviamos ofício tanto para o Uber quanto para o 99, os aplicativos que ele prestava serviço, a fim de saber onde foi feita a última chamada e corrida da vítima. Com isso, poderemos buscar câmeras e outras provas que possam ajudar a elucidar o caso”, acrescentou Iacozzili.

Notas da 99 e da Uber

Em nota, a 99, uma das empresas para as quais Túlio trabalhava, informa que está apurando as informações sobre o caso e lamenta profundamente a morte do rapaz. Disse ainda que se solidariza com a família da vítima e está à disposição para colaborar com a polícia.

Garantiu ainda que investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato. “Como formas de prevenção antes das chamadas, a companhia mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente”, assinalou.

Já a Uber destacou que Túlio atuava como motorista parceiro, mas pelas informações apresentadas até o momento ainda não foi possível confirmar se o caso teria ocorrido durante viagem com o aplicativo. “De qualquer forma, a Uber está colaborando com as investigações, de acordo com a lei”, assinalou.

Afirmou ainda que segurança é prioridade para a Uber e “a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da plataforma a mais segura possível de uma forma escalável. Hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?