metropoles.com

Surto de doenças de pele nos presídios está controlado, diz VEP

Previsão é que na sexta (11) seja divulgado um novo balanço sobre o número de presos infectados. O último levantamento apontou 2,6 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) afirmou, nesta quarta-feira (9/8), que o surto de doenças de pele que infectou 2,6 mil detentos do sistema carcerário foi controlado. Segundo a VEP, as informações são das secretarias de Saúde e da Segurança Pública e da Paz Social (SSP).

Ainda de acordo com a VEP, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), ligada à SSP, está fazendo uma reavaliação do estado de saúde dos presos medicados para verificar a eficácia do tratamento e apurar se há novos casos. A previsão é que os dados sejam atualizados na sexta-feira (11).

O último balanço divulgado pela SSP, em 28 de julho, apontava que 2.601 foram diagnosticados com alguma destas infecções de pele: escabiose (sarna), tinea, ptiríase, furunculose e impetigo.

Segundo a VEP, os detentos receberam tratamento de acordo com a enfermidade apresentada. Foi distribuído xampu para pediculose (eficiente também para o tratamento de escabiose), houve uso de comprimidos orais e pomadas para uso tópico, além da permissão para que os visitantes levassem sabonetes à base de enxofre, que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, para os internos.

Penitenciária Feminina
Todas prisões do DF tiveram casos de infecção: a Penitenciária Feminina, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), e as unidades do Complexo Penitenciário da Papuda.

O surto de doenças infecciosas no sistema prisional do DF foi revelado pelo Metrópoles em 13 de julho. Na ocasião, 10 esposas de detentos da Papuda relatavam ter lesões nos braços e nas pernas. Depois de pedidos da Justiça e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a SSP iniciou o tratamento. Ao menos cinco servidores foram contaminados. (Com informações do TJDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?