Sinpol-DF alerta para falta de pessoal nas delegacias neste fim de semana após saída dos agentes de custódia
Entidade que representa policiais civis denuncia que em algumas DPs só dois servidores dão plantão, o que prejudica atendimento
atualizado
Compartilhar notícia
Com o retorno de 534 agentes de custódia para o sistema penitenciário, o serviço policial nas delegacias do Distrito Federal ficou comprometido. É o que denuncia o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). Em vídeo divulgado pelas redes sociais neste sábado (12/3), o presidente da entidade, Rodrigo Franco, diz que em algumas delegacias apenas dois servidores estão de plantão, o que impede a saída para investigações e atendimento a chamadas.
De acordo com ele, em algumas situações um único policial (e não três como determinam os procedimentos policiais), está transportando 10 presos, o que representa um risco não apenas à vida dos funcionários, como à segurança dos brasilienses. Ele alerta, ainda, que se trata de “desvio de função”.
Veja o vídeo:
A decisão de retirar os agentes de custódia das atividades policiais foi tomada em fevereiro pelo juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara de Fazenda do DF. Apenas 206 agentes estavam lotados na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP). O restante trabalhava nas unidades espalhadas pelas cidades.
Procurada pela reportagem para falar sobre as alternativas que podem ser tomadas com a saídas dos agentes de custódia, a Polícia Civil respondeu, por meio de nota, que “todas as medidas necessárias serão tomadas para que não haja prejuízo do serviço e dos servidores. Contudo, somente serão divulgadas após a análise, pelo Poder Judiciário, das providências jurídicas que a Procuradoria do DF está tomando”, disse a nota.