metropoles.com

Sindepo e Adepol pedem a renúncia do diretor-geral da PCDF, Eric Seba

Entidades criticam exonerações de delegados e pedem que diretor deixe o cargo “em respeito à credibilidade adquirida na Polícia Civil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A crise na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não atinge apenas a corporação e o Executivo. Os desgastes já consomem os próprios integrantes da instituição. Uma nota escrita pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) e pela Associação dos Delegados de Polícia DF (Adepol) pede que o atual diretor-geral da PCDF, delegado Eric Seba, renuncie ao cargo “em respeito à credibilidade adquirida na Polícia Civil pelo longos anos de dedicação e amor por essa instituição, pela nobreza e seriedade que têm orientado os seus compromissos”.

A justificativa das entidades para o pedido é a falta de negociações com o Governo do DF. “A instituição sofre uma crise de autoridade e liderança, o que tem refletido negativamente na capacidade de gestão, produzido desestímulo nos servidores, instabilidade nas relações, queda na qualidade da prestação de serviços e, infelizmente, submetido o cidadão ao convívio diuturno dos infortúnios de uma criminalidade desenfreada na capital da República”, destaca o documento.

O Sindepo e a Adepol terminam o texto criticando as exonerações de delegados publicadas no Diário Oficial do DF de terça-feira (29/11). Em outubro, a direção da PCDF já havia exonerado outros investigadores vistos como “insurgentes” pelo comando da instituição. “Conclamamos aos delegados nomeados para o exercício desses cargos que não entrem em exercício, pela defesa da dignidade do cargo e pela unidade de todos os Delegados de Polícia do DF”, conclui o Sindepo e a Adepol.

O Metrópoles tentou contato com Eric Seba, por meio do celular, e com a Divisão de Comunicação da PCDF (Divicom), mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem. A queda de braço entre o diretor e a corporação não é de hoje e também não é a primeira vez que os delegados pedem o afastamento de Seba.

“Já tínhamos feito um pedido para que o diretor entregasse o cargo considerando uma promessa feita por ele em assembleia, mas até agora não aconteceu. É um desconforto muito grande a proximidade da direção (da PCDF) com o governo, que não tem negociado com a categoria”, diz o presidente do Sindepo, Rafael Sampaio.

Reivindicações
O impasse entre a PCDF e o GDF também se arrasta desde o meio do ano. A principal reivindicação da categoria é a equiparação da carreira à da Polícia Federal, ou seja, aumento de 37% nos salários. Além de não incrementar o reajuste aos contracheques dos policiais, o Executivo não tem sentado para negociar com a categoria. Em manifestos, investigadores já entregaram cargos, fecharam delegacias durante a noite e fizeram inúmeras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?