metropoles.com

Segurança nas estações do metrô será reforçada pela PM

Policiais percorrerão o interior das estações e dos trens e as áreas próximas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Segurança Metrô
1 de 1 Segurança Metrô - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A segurança nas 24 estações do metrô terá reforço da Polícia Militar em aproximadamente 10 dias. Os 150 agentes da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) para fazer a patrulha contarão com os policiais militares para percorrer o interior das estações e dos trens e as áreas próximas.

Com isso, cerca de 200 mil pessoas que usam esse meio de transporte diariamente terão mais tranquilidade para circular.

A medida é resultado de acordo de cooperação assinado nesta quarta-feira (16) entre a Polícia Militar e o Metrô-DF. O documento prevê também a troca de experiências entre os policiais e os agentes da companhia. “O objetivo é melhorar a segurança pública com a presença dos policiais nas estações”, resumiu o governador Rodrigo Rollemberg, presente na assinatura do termo. A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, quer que a população perceba a modernização do sistema. “Estamos levando ações como Anjos da Guarda e Cosme e Damião para dentro do metrô para dar resposta mais ágil para a comunidade.”

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes, a estratégia foi pensada com base na análise de índices criminais e por ter grande aglomeração de pessoas. “A segurança é um direito necessário para a garantia de todos os outros direitos e para o desenvolvimento urbano.” Segundo Nunes, trata-se de mais uma medida para diminuir registros de roubos e furtos — crimes contra o patrimônio — que começaram a ter queda em outubro e continuam caindo em novembro.

A duração do acordo de cooperação é de cinco anos. Os policiais serão deslocados, a princípio, principalmente em horários de pico. A quantidade de militares vai variar de acordo com a necessidade em cada região administrativa. “Queremos mais eficiência, rapidez e integração na prestação do serviço. Com isso, teremos um corpo de segurança operacional cada vez mais capacitado e pronto para atuar”, pontuou o diretor-presidente do Metrô, Marcelo Dourado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?