metropoles.com

Segurança do governador Rollemberg está sob os cuidados de uma mulher

A tenente-coronel Cynthiane Maria dos Santos está à frente da equipe de segurança de Rodrigo Rollemberg (PSB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Agência Brasília

O batom sempre irretocável nos lábios é apenas uma prova da delicadeza e da perfeição que a tenente-coronel Cynthiane Maria dos Santos encara os seus desafios. Depois de ser a primeira mulher a chefiar um Batalhão de Choque no país, ela foi escolhida para um cargo historicamente ocupado por homens no Distrito Federal: a chefia da segurança do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Desde a última segunda-feira (22/8), Cynthiane responde por todos os detalhes da proteção pessoal do chefe do Executivo, além de acompanhar tudo o que acontece no Palácio do Buriti e na Residência Oficial de Águas Claras.

Cynthiane tem 44 anos e está na Polícia Militar há 25. Em 1999, fez especialização no Bope, o que não é muito comum entre mulheres. Hoje, carrega no currículo muito mais do que apenas os cursos. Foi nomeada para cargos importantes, geralmente ocupados por homens. Em 2012, se tornou a primeira mulher no Brasil a assumir a responsabilidade de chefiar 400 militares em uma das tropas de elite PM. Agora, tem a missão de monitorar e programar ações que garantam a segurança de Rollemberg em todos os eventos que ele participar.

“Além da competência na área de segurança pessoal, ela traz uma nova dinâmica. Quando uma mulher coloca a mão em alguma coisa, ela dá um toque especial, com capricho, sensibilidade, humanização. E ela ainda tem a aprovação da tropa. O retorno está muito positivo” 

coronel Alexandre da Silva Rodrigues, subchefe de Operações de Segurança da Casa Militar

Cynthiane coordenou a segurança da Presidência da República entre 2007 e 2010. Tem ainda a experiência de ter sido a primeira mulher a viajar pela PMDF para o Timor Leste em uma Missão de Paz da ONU.

“É uma grande responsabilidade cuidar da segurança da maior autoridade do DF, como profissional e como mulher. É mais uma missão e espero representar dignamente todas nós”

tenente-coronel Cynthiane dos Santos

Formada em direito e em processamento de dados, ela nasceu em Anápolis (GO). No dia a dia, não tira o olho da segurança do governador e nem do filho, um jovem de 20 anos. “A rotina com ele é bem administrada e ele está muito protegido. Tem uma supermãe”, garante a oficial.

3 imagens
1 de 3

EBC
2 de 3

Brito/Agência Brasília
3 de 3

Agência Brasília

Desde o ano passado, Cynthiane estava lotada na Casa Militar, mas permanecia no serviço administrativo até o tenente-coronel Edivan de Sousa, que chefiava a segurança do governador, ser convidado para comandar o Batalhão de Trânsito.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?