Secretaria de Segurança: 75 detidos em protesto contra PEC 55
Mais cedo, a PM falou que o número superava 100. Confusão na área central teve quebra-quebra, gente ferida e rastro de destruição
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite desta terça-feira (13/12), a Secretaria de Segurança Pública informou que 75 pessoas foram detidas por causa de atos de vandalismo promovidos após o protesto contra a PEC do Teto dos Gastos. Mais cedo, a Polícia Militar tinha dito que o número de pessoas levadas a delegacias superava 100. Os atos, que estavam concentrados na Esplanada dos Ministérios, saíram do controle por volta das 17h.
Depois de serem impedidos de descer rumo ao Congresso Nacional, os manifestantes recuaram e seguiram em direção à Rodoviária do Plano Piloto, onde houve confronto com os policiais. Em seguida, eles foram para o Setor Bancário Sul e depois para a W3 Norte, onde quebraram carros de uma concessionária da Citroën.
Depois, correram por blocos da 302 Norte. Na quadra, há edifícios com apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados, onde moram dezenas de parlamentares. Os ativistas também correram pela 103 Norte, onde moram muitos militares.
Segundo a Polícia Militar, parte dos manifestantes detidos foi levada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE). Outros 15 precisaram ser encaminhados à 5ª DP (Área Central). Houve, ainda, um grupo de jovens levados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), na Asa Norte. Entre eles, um dos dois suspeitos de atear fogo a um ônibus. Ele é um estudante que veio de Curitiba.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ainda não há levantamento do número de feridos entre os manifestantes, mas sete PMs se machucaram e foram atendidos no Hospital de Base (veja na galeria abaixo).Além de destruir monumentos na Esplanada, os manifestantes quebraram vidraças da agência do BRB no Setor Bancário Sul. Houve pânico entre os funcionários.