metropoles.com

Reforço de 4 patas: PMDF prepara 8 cães para ajudar em operações especiais

Animais estão sendo treinados para identificação de drogas, armas, captura de foragidos e resgate de pessoas desaparecidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SSP
policial com cão
1 de 1 policial com cão - Foto: Reprodução/SSP

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passará a contar com reforço de oitos cães da raça Pastor Belga de Malinois que já estão em treinamento. Eles farão parte do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). O auxílio dos animais ajuda na identificação de drogas, armas e na captura de foragidos e pessoas desaparecidas.

Neste ano, de janeiro a setembro, os cães foram “convocados” para atuar em 625 operações realizadas por unidades da corporação e também da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O tempo de treinamento depende da área que o animal irá atuar. Quatro deles – com idades entre três e oito meses – vão trabalhar em recapturas.

Neste caso, o treinamento terá duração média de um ano. Após este período, eles estarão aptos a compor as equipes de policiais. Outros quatro cães estão sendo treinados para encontrar drogas, armas e munição. “O tempo de treinamento desses animais é menor. A partir de 7 meses eles já atuam junto às equipes”, explica o comandante do BPCães, major Carlos Reis.

6 imagens
1 de 6

Reprodução/SSP
2 de 6

Reprodução/SSP
3 de 6

Reprodução/SSP
4 de 6

Reprodução/SSP
5 de 6

Reprodução/SSP
6 de 6

Reprodução/SSP

Os animais desempenham a função por oito anos, no máximo. Durante esse tempo são realizados testes para aferir a atuação do cão, se ele está ou não apto para continuar com a atividade.

Recompensa
O treinamento dos cães é diário e feito com uso de caixas com odores que eles deverão identificar durante as buscas. “Os cães são estimulados a caçar os brinquedos como bolas e mordentes. Utilizamos caixas de madeira com diferentes tipos de cheiros, como de entorpecentes, armas e munição. Eles aprendem que, ao encontrar aquele cheiro, irão receber a recompensa, que é o brinquedo. O treino para eles é uma brincadeira”, afirma o major.

Os cães passam por cuidados frequentes. Diariamente, ao chegar no batalhão, o policial responsável pelo cão tira-o da baia para fazer a higiene necessária. Além disso, uma veterinária e um auxiliar, diariamente, ficam na unidade – localizada no Setor Policial. A PMDF dispõe ainda de um Centro Veterinário para os cuidados com os animais.

Atualmente, há quarenta e cinco cães no batalhão. Do total, 60% deles desempenham dupla função: no policiamento ostensivo/choque e detecção de substâncias. Os animais são das raças pastor belga de malinois, labrador e rottweiler.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?