Motorista derruba portão e invade Palácio da Alvorada
Homens do Exército atiraram contra o veículo e prenderam o invasor, que aparentava ser adolescente
atualizado
Compartilhar notícia
Um jovem invadiu o Palácio da Alvorada na noite desta quarta-feira (28/6). Por volta das 19h, o rapaz, que conduzia um Chevrolet Meriva prata, parou em frente à portaria, como se aguardasse pelo procedimento de identificação. Quando um militar da guarita se aproximou, o motorista acelerou, derrubou o portão e entrou na garagem da residência oficial da Presidência da República.
No momento do incidente, um dos militares efetuou ao menos cinco disparos de escopeta contra o carro, que ficou com a frente destruída. Após deixar o veículo, o rapaz saiu correndo e se escondeu nos jardins do palácio. A segurança vasculhou a área e o achou.
Ao ser capturado, segundo homens do Exército que fizeram a abordagem, o invasor falava frases desconexas. Ele aparentava ser adolescente e foi posto sob custódia da Polícia Federal. A identidade do jovem não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.Por volta das 21h30, ainda era possível ver projéteis no chão e o portão de entrada do palácio derrubado. Uma ambulância estava estacionada no local.
O Alvorada estava vazio no momento da invasão. O presidente Michel Temer (PMDB) não usa a residência oficial destinada ao chefe do Executivo federal. Ele mora no Palácio do Jaburu, reservado à vice-Presidência da República.
Imagens
Por volta das 22h15, um militar que trabalha na segurança da região enviou ao Metrópoles imagens do veículo e do invasor detido. Curador dos palácios do Planalto e da Alvorada entre 2008 e 2016, Rogério Carvalho confirmou que a escada ao lado do carro é a mesma da residência oficial.
Fontes ligadas ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também confirmaram a autenticidade das imagens.
Às 22h45, o GSI publicou nota sobre o incidente.
Veja a íntegra do documento:
Por volta das 19h de hoje, um veículo, após receber orientação para reduzir a velocidade e identificar-se, acelerou abruptamente e ultrapassou a grade de proteção que dá acesso ao Palácio Alvorada. Foram realizados disparos de arma de fogo de advertência e, em seguida, contra o veículo que parou na área interna do palácio. O motorista, sem ferimentos e, aparentemente menor, foi conduzido pela Polícia Federal, que realizará as investigações.