metropoles.com

Policiais civis sobem o tom contra o GDF e entregarão cargos de chefia

Sindicato da categoria informa que os requerimentos pedindo a exoneração serão entregues nesta terça-feira (9/8). PCDF quer isonomia salarial em relação aos policiais federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
policia civil pcdf paralisação
1 de 1 policia civil pcdf paralisação - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os policiais civis subiram o tom contra o Governo do Distrito Federal e decidiram radicalizar o movimento “PCDF Legal”, que restringe uma série de serviços prestados à população do DF. Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (8/8), em frente ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, a categoria decidiu entregar todos os cargos de chefia na manhã de terça-feira (9).

Após a decisão, os servidores seguiram em passeata pela via S1 e chegaram a fechar faixas, provocando congestionamento. Os policiais ainda contornaram a Esplanada para manifestar em frente ao Ministério da Justiça.

Michael Melo/Metrópoles

 

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), a entrega dos requerimentos pedindo a exoneração dos cargos de chefia serão entregues pelos policiais na sede do sindicato. A decisão não envolve os cargos ocupados pelos delegados. Os postos que serão colocados à disposição da Direção-Geral da Polícia civil engloba os postos de chefe de plantão e de Seção de Investigação (SIC) entre outros.

Cerca de 500 agentes de polícia deliberaram que, na quarta-feira (10), haverá uma manifestação em frente à Câmara Legislativa, seguida de uma passeata até a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. No dia seguinte, uma nova assembleia será feita para definir os rumos do movimento. “Vamos permanecer em estado permanente de assembleia”, explicou o presidente do Sinpol, Rodrigo Franco.

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5

Até a última atualização desta reportagem, o GDF não tinha se pronunciado sobre a decisão da PCDF.

Reivindicações
Os policiais civis do DF intensificaram as mobilizações por cobrança de isonomia salarial com a Polícia Federal na última quinta-feira (4/8), dia do primeiro jogo de futebol no DF válido pelas Olimpíadas do Rio-2016.

A categoria está em negociação com o GDF há mais de um mês. Em reunião na terça (2), o governo ofereceu aumento escalonado: 7% em outubro de 2017; 10% em outubro de 2018; e 10% no mesmo mês de 2019. Já no fim da tarde, durante um novo encontro, surgiram outras duas propostas.

A primeira estipulava 23% em agosto de 2017; 4,75% em janeiro de 2018 e 4,5% em janeiro 2019. Na outra sugestão, os percentuais são de 10% em janeiro de 2017; 13% em agosto de 2017; 4,75% em janeiro de 2018 e 4,50% em janeiro de 2019.

As propostas foram rejeitadas. Agora, os servidores esperam uma nova oferta do Buriti até a quinta-feira (11), data da próxima assembleia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?