metropoles.com

Policiais civis marcam nova paralisação e vão manter DPs fechadas

Categoria decide que a suspensão das atividades por 24 horas será repetida na quinta-feira (20/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
rodrigo franco o gaucho polícia civil pcdf assembleia paralisação
1 de 1 rodrigo franco o gaucho polícia civil pcdf assembleia paralisação - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

No dia em que deflagrou uma paralisação de 24 horas, a Polícia Civil decidiu, em assembleia na tarde desta segunda-feira (17/10), repetir o movimento. Na quinta-feira (20), haverá nova suspensão dos serviços. Também ficou decidido que a categoria não vai acatar a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de reabrir as delegacias que estavam encerrando o expediente após as 19h.

“Nós vamos continuar pressionando. Vamos fazer mais greves, mais paralisações, endurecer ainda mais o discurso”, ameaçou Rodrigo Franco, presidente do sindicato dos policiais civis. O sindicalista ainda subiu o tom contra o Ministério Público. “Se eles (direção-geral) não têm coragem para enfrentar o MP, nós vamos enfrentá-lo juntos”, disse Franco. Dessa forma, as 21 delegacias que funcionavam 24 horas e tiveram o horário reduzido continuarão abertas apenas das 12h às 19h.

Reação
Ao ser questionado pelo Metrópoles sobre a decisão dos servidores, o diretor-geral da PCDF, Eric Seba, comentou a postura dos policiais.

Em assembleia eles podem decidir o que quiser. Mas se eles não acatarem minha ordem (de reabrir as delegacias), vão pagar pela escolha deles

Eric Seba, diretor-geral da PCDF
Felipe Menezes/Metrópoles
O boneco “Rollinóquio” foi inflado em frente à sede da PCDF nesta segunda (17)

 

Para a próxima paralisação, os serviços prestados à população serão reduzidos ainda mais. Assim como nesta segunda (17), na quinta-feira (20), durante o dia, apenas casos graves serão registrados nas unidades policiais, como flagrantes, situações de violência doméstica, homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte).

Na tarde desta segunda (17), representantes da categoria e parlamentares se reuniram com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para discutir a situação. O encontro durou cerca de uma hora e serviu apenas para reabrir o diálogo entre o governador e os representantes da PCDF. Rollemberg não prometeu nada de concreto, mas não fechou as portas. “As entidades colocaram todo o estado de lamúria vivido pela Polícia Civil e o governador colocou todas as dificuldades financeiras. No entanto, prometeu levar o assunto para ser discutido em reunião a ser realizada ainda esta semana”, afirmou o deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede), um dos defensores da Polícia Civil e integrante do bloco que pediu a reunião ao governador.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rodrigo Franco, afirmou que o diálogo foi reaberto. “Pedimos uma nova proposta ao governador até quinta-feira (19/10), quando faremos nova assembleia, mas não estou otimista”, disse.

Também integrante do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, o deputado professor Israel Batista (PV) acredita que a reunião foi positiva, devido a troca de informações dos dois lados. “Não estava havendo nenhuma proposta dos dois lados. Nós, deputados, falamos sobre a questão histórica da paridade entre Polícias civil e federal e o governador ficou de ligar e fazer uma nova proposta”, afirmou.

Recomendação enviada ao GDF
Ao ser questionado pela reportagem sobre a postura dos servidores da PCDF, o Ministério Público disse que, em reunião na semana passada, ficou acertado que haveria a reabertura gradual das delegacias, mas que, “devido à necessidade de ajustes administrativos, as medidas estão sendo implementadas gradualmente”. Ainda segundo a nota enviada à reportagem, “o MPDFT acompanha a conclusão das medidas administrativas tomadas para o restabelecimento do funcionamento das delegacias”. No entanto, o MP não comentou a decisão mais recente da categoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?