Polícia Militar corre o risco de perder até 1 mil servidores em 2016 devido a aposentadorias
Apenas nesta segunda-feira (18/1), o Diário Oficial do Distrito Federal publicou o pedido de reserva remunerada de 45 PMs, entre cabos, sargentos e tenentes
atualizado
Compartilhar notícia
Nestes dias em que os recorrentes problemas na segurança pública voltaram a ser assunto dos brasilienses, com assaltos a mão armada, roubos a residências e homicídios, um dado preocupa ainda mais a população: a perspectiva de as forças policiais terem o efetivo reduzido.
A edição desta segunda-feira (18/1) do Diário Oficial do Distrito Federal publicou o pedido de reserva remunerada de 45 policiais militares, entre cabos, sargentos e tenentes. A debandada — um duro golpe na corporação, que precisa lidar com o avanço da criminalidade no Distrito Federal — pode se agravar ainda mais ao longo de 2016.Fontes da Polícia Militar ouvidas pelo Metrópoles estimam que o número de pedidos de aposentadoria possa chegar a 1 mil policiais até o fim deste ano, sem contar militares do Corpo de Bombeiros, agentes e delegados da Polícia Civil.
Déficit
Com um efetivo atual de pouco mais de 15,2 mil policiais — quando o necessário seriam pelo menos 18 mil homens —, a corporação está defasada em 22%. Pouco mais da metade da tropa tem mais de 20 anos de serviço.
“Não duvido que esses números sejam até maiores. Na verdade, trata-se de uma tragédia anunciada, que vem se agravando com o passar dos anos. A falta de investimento no material humano pode levar as forças de segurança ao colapso”, afirmou o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), que integra a bancada da segurança pública na Câmara dos Deputados.
Procurada pela reportagem para falar sobre a projeção de aposentadorias para este ano, a PM respondeu apenas que “a corporação passa por mudanças internas das chefias e, portanto, em período de entrada e adaptação nas novas funções, sendo possível responder a demanda apenas na próxima semana”, explicou, por meio de nota.
Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão disse que, do último concurso para a corporação, em 2013, foram nomeados 2.063 PMs. Hoje, há 79 no cadastro reserva., pois o certame ainda está no prazo de validade.