metropoles.com

Polícia Militar corre o risco de perder até 1 mil servidores em 2016 devido a aposentadorias

Apenas nesta segunda-feira (18/1), o Diário Oficial do Distrito Federal publicou o pedido de reserva remunerada de 45 PMs, entre cabos, sargentos e tenentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Policia Militar
1 de 1 Policia Militar - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Nestes dias em que os recorrentes problemas na segurança pública voltaram a ser assunto dos brasilienses, com assaltos a mão armada, roubos a residências e homicídios, um dado preocupa ainda mais a população: a perspectiva de as forças policiais terem o efetivo reduzido.

A edição desta segunda-feira (18/1) do Diário Oficial do Distrito Federal publicou o pedido de reserva remunerada de 45 policiais militares, entre cabos, sargentos e tenentes. A debandada — um duro golpe na corporação, que precisa lidar com o avanço da criminalidade no Distrito Federal — pode se agravar ainda mais ao longo de 2016.

Fontes da Polícia Militar ouvidas pelo Metrópoles estimam que o número de pedidos de aposentadoria possa chegar a 1 mil policiais até o fim deste ano, sem contar militares do Corpo de Bombeiros, agentes e delegados da Polícia Civil.

Déficit
Com um efetivo atual de pouco mais de 15,2 mil policiais — quando o necessário seriam pelo menos 18 mil homens —,  a corporação está defasada em 22%. Pouco mais da metade da tropa tem mais de 20 anos de serviço.

“Não duvido que esses números sejam até maiores. Na verdade, trata-se de uma tragédia anunciada, que vem se agravando com o passar dos anos. A falta de investimento no material humano pode levar as forças de segurança ao colapso”, afirmou o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), que integra a bancada da segurança pública na Câmara dos Deputados.

Procurada pela reportagem para falar sobre a projeção de aposentadorias para este ano, a PM respondeu apenas que “a corporação passa por mudanças internas das chefias e, portanto, em período de entrada e adaptação nas novas funções, sendo possível responder a demanda apenas na próxima semana”, explicou, por meio de nota.

Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão disse que, do último concurso para a corporação, em 2013, foram nomeados 2.063 PMs. Hoje, há 79 no cadastro reserva., pois o certame ainda está no prazo de validade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?