metropoles.com

Polícia Civil do DF encerra greve que já durava 22 dias

Segundo o sindicato, governador garantiu que dará o aumento da Polícia Federal ao efetivo do DF, promovendo assim a isonomia entre as duas categorias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sindicato dos Policiais Civis do DF/Divulgação
greve-900
1 de 1 greve-900 - Foto: Sindicato dos Policiais Civis do DF/Divulgação

Vinte e dois dias de paralisação, seis assembleias, um encontro com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a promessa de isonomia com a Polícia Federal. Mesmo sem um real de aumento, a categoria resolveu voltar ao trabalho nesta terça-feira (22/9). “Vamos dar um voto de confiança ao governador”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Policais Civis (Sinpol), Renato Rincon.

Rincon refere-se à promessa de Rollemberg de aplicar o mesmo aumento que porventura os policiais federais receberem do Governo Federal aos agentes do DF. A exemplo da corporação brasiliense, a PF também está mobilizada. As 27 entidades que representam as corporações dos estados e DF estão reunidas para avaliar as propostas do governo. “Não sabemos o que eles estão pedindo. Mas será estendido para a gente também”, afirmou Rincon.

Auxílio-moradia
A categoria retornou ao trabalho um dia depois da promulgação de emenda à Lei Orgânica do DF que estabelece o pagamento do auxilio-alimentação, auxílio-moradia e de uniforme para a categoria, benefícios que são concedidos à Polícia Militar.

Além disso, os policiais conseguiram também outro acordo de boca com o governo. Na semana passada, uma comissão do Sinpol entregou a proposta de minuta de projeto com a criação de critérios para a remoção de policiais de unidade.

Na prática, o Sinpol quer impor dificuldades para a transferência de policiais dentro da corporação. “Isso dará mais autonomia ao policial na investigação. Hoje, o policial que começa a investigar um crime que desagrada alguma autoridade é transferido de delegacia sem explicação”, diz Rincon.

Segundo ele, Rollemberg determinou que o diretor da PCDF, Eric Sebba, monte um grupo de trabalho para estudar o pedido da categoria. O resultado deve ser apresentado em 30 dias. O deputado distrital Wellington Luiz (PMDB) considerou a decisão acertada. “Foi tomada com muita responsabilidade”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?