Polícia Civil apreende seis toneladas de cigarros contrabandeados
Itens vinham do Paraguai e seriam comercializados no DF. Um homem foi preso durante a operação
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu seis toneladas de cigarros que vieram contrabandeados do Paraguai na última quinta-feira (26/11). A operação foi coordenada pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPIM) e resultou na prisão de um homem em Luziânia (GO).
Os cigarros, que seriam comercializados no DF, têm venda proibida por falta de controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No total, foram apreendidos quatro milhões de cigarros. O crime de contrabando tem pena de até cinco anos e é inafiançável.
“O estado também sai perdendo com o contrabando. O dinheiro da arrecadação poderia ser aplicado na saúde, educação e transporte. Só quem ganha são os contrabandistas e comerciantes, que lucram até 300% com a venda desses cigarros”, disse a delegada titular da DCPIM, Mônica Ferreira.
Ainda de acordo com a delegada, o produto apreendido tinha como destino final regiões administrativas do DF, como Samambaia, Planaltina, Gama e Sobradinho. “Cada maço falsificado é vendido por até R$ 3 para o consumidor final. As pessoas compram porque é a opção mais barata diante das marcas regularizadas no mercado”, explicou Mônica.
A mercadoria, fabricada no Paraguai, será encaminhada para a Receita Federal.