Polícia apreende dois ônibus com mercadorias falsificadas em Ceilândia
Operação Expresso de Natal resultou na prisão de cinco pessoas. Veículos traziam produtos comprados em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do DF apreendeu dois ônibus carregados de mercadorias falsificadas e fraudulentas na madrugada desta sexta-feira (16/12), em Ceilândia. Os carros tinham permissão para transportar turistas, mas não produtos para comercialização. A maioria dos itens é composta por roupas, bolsas e acessórios para celular. Os ônibus vinham de São Paulo, onde os passageiros realizavam compras na Rua 25 de Março e na Feira da Madrugada.
A Operação Expresso de Natal teve o objetivo de diminuir o fluxo de mercadorias falsificadas que entra no DF no período das festas de fim de ano. Cinco pessoas foram presas: quatro por contrabando, descaminho e violação dos direitos de marca e uma mulher por violação dos direitos do autor. Todos pagaram fiança e foram liberados. Outras cinco pessoas foram autuadas e liberadas após assinarem termo de compromisso.
Rota de contrabando
A investigação fez um mapeamento das principais rotas de contrabando na região e foi capaz de identificar os veículos utilizados. Segundo a PCDF, os produtos seriam comercializados na Feira dos Goianos, em Taguatinga.
As mercadorias sem marca foram enviadas à Receita Federal para tributação, e os caminhões continuam na sede da polícia. Cerca de 12 homens trabalharam na operação.
Segundo a titular da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Dcpim), Mônica Ferreira, “esses produtos não passam por nenhum tipo de controle de qualidade e oferecem risco ao consumidor. Além disso, não pagam impostos e interferem na arrecadação do Estado e na conversão desse dinheiro em benefícios públicos”.