metropoles.com

Polícia apreende dois ônibus com mercadorias falsificadas em Ceilândia

Operação Expresso de Natal resultou na prisão de cinco pessoas. Veículos traziam produtos comprados em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Alves/Metrópoles
mercadoria falsificada Ceilândia
1 de 1 mercadoria falsificada Ceilândia - Foto: Pedro Alves/Metrópoles

A Polícia Civil do DF apreendeu dois ônibus carregados de mercadorias falsificadas e fraudulentas na madrugada desta sexta-feira (16/12), em Ceilândia. Os carros tinham permissão para transportar turistas, mas não produtos para comercialização. A maioria dos itens é composta por roupas, bolsas e acessórios para celular. Os ônibus vinham de São Paulo, onde os passageiros realizavam compras na Rua 25 de Março e na Feira da Madrugada.

A Operação Expresso de Natal teve o objetivo de diminuir o fluxo de mercadorias falsificadas que entra no DF no período das festas de fim de ano. Cinco pessoas foram presas: quatro por contrabando, descaminho e violação dos direitos de marca e uma mulher por violação dos direitos do autor. Todos pagaram fiança e foram liberados. Outras cinco pessoas foram autuadas e liberadas após assinarem termo de compromisso.

Pedro Alves/Metrópoles

Rota de contrabando
A investigação fez um mapeamento das principais rotas de contrabando na região e foi capaz de identificar os veículos utilizados. Segundo a PCDF, os produtos seriam comercializados na Feira dos Goianos, em Taguatinga.

As mercadorias sem marca foram enviadas à Receita Federal para tributação, e os caminhões continuam na sede da polícia. Cerca de 12 homens trabalharam na operação.

Segundo a titular da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Dcpim), Mônica Ferreira, “esses produtos não passam por nenhum tipo de controle de qualidade e oferecem risco ao consumidor. Além disso, não pagam impostos e interferem na arrecadação do Estado e na conversão desse dinheiro em benefícios públicos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?