metropoles.com

PMs fingem ser agentes da PCDF para extorquir traficantes e são presos

A investigação começou em novembro do ano passado e foi coordenada pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Três policiais militares reformados foram presos nesta sexta-feira (15/9) ao se passarem por agentes da Polícia Civil para extorquir traficantes em Samambaia. A investigação começou em novembro do ano passado e foi coordenada pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia).

Os policiais presos são: Agnaldo Figueiredo, Jorge Alves dos Santos e Clóvis Lira de Sousa. Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara de Entorpecentes do DF, em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Quatro pessoas foram presas até as 11h. Segundo o delegado Eduardo Galvão, o grupo arrecadou mais de R$ 13 mil dos traficantes, além de apreender drogas e revendê-las.

“Eles tinham informantes infiltrados no tráfico que repassavam dados como as negociações e onde estavam estocados os entorpecentes. E usavam isso para tomar tudo deles”, explicou o delegado. Até o momento, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

3 imagens
Durante perseguição, uma viatura da PCDF se envolveu em um acidente com um táxi na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O taxista e um dos presos ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Base do DF (HBDF)
1 de 3

Material apreendido na casa de um dos PMs

Divulgação/PCDF
2 de 3

3 de 3

Durante perseguição, uma viatura da PCDF se envolveu em um acidente com um táxi na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O taxista e um dos presos ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Base do DF (HBDF)

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Na casa de um dos PMs presos, foi encontrado um distintivo da Polícia Civil. Além dos policiais militares, outras pessoas foram presas na ação. A operação foi batizada de Extorsor.

 

O outro lado
O advogado do militar Clóvis Lira, Willamys Ferreira Gama, afirmou que aguarda acesso integral a todos os elementos colhidos na investigação, “sobretudo os motivos que ensejaram a expedição do mandado de prisão”, para se manifestar. O mesmo disseram as defesas dos outros dois PMs.

Em nota, a Polícia Militar informou que repudia toda e qualquer ação criminosa praticada por integrantes das forças policiais e que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil com o acompanhamento da corregedoria da corporação.

“Informamos que toda denúncia de crime praticado por policiais militares é rigorosamente apurada pela corporação e que os policiais militares envolvidos se encontram na reserva remunerada”, destacou o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?