metropoles.com

PM prestará atendimento bilíngue a turistas durante a Olimpíada

Com fluência em francês, inglês e espanhol, profissionais do Batalhão de Policiamento Turístico vão reforçar a segurança de quem vem de fora do Brasil. Um número de celular com WhatsApp ficará disponível 24 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasília
policiamento_turistico_pmdf_catedral_toninhotavares_agenciabrasilia
1 de 1 policiamento_turistico_pmdf_catedral_toninhotavares_agenciabrasilia - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Inglês, francês e espanhol são os idiomas falados pelos militares bilíngues do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar do Distrito Federal. Eles vão reforçar a segurança de turistas que vierem à Olimpíada em Brasília. Um braçal na manga do uniforme terá a bandeira do país cuja língua o policial militar domina. “Praticamente todos são fluentes em outros idiomas”, destaca o comandante do BPtur, major Sérgio Carrera.

O batalhão, que já conta com cerca de 60 policiais, recebe reforço de outros 14 durante os jogos em Brasília. A unidade tem duas sedes — uma voltada à articulação, na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; e outra operacional, na Companhia Lacustre, na Área Especial da QL 6 do Lago Sul.

Subordinado ao comando de policiamento ambiental, de acordo com o Decreto nº 37.321, de 6 de maio de 2016, o batalhão já existia como um grupamento da Polícia Militar desde 2001. Para reforçar a equipe, em 29 de julho, outros 14 policiais foram transferidos para a unidade.

WhatsApp
A corporação também vai reservar, a partir desta terça-feira (2), o número (61) 99150-5577 para recebimento de ligações e mensagens pelo aplicativo WhatsApp a qualquer hora do dia ou da noite. O telefone pode ser usado para relatar crimes e pedir a intervenção dos policiais diante de alguma situação de perigo. “O objetivo é dar mais segurança ao turista”, explica o comandante do batalhão.

Foco de atuação 
As principais áreas de atuação do Batalhão de Policiamento Turístico serão o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e os Setores Hoteleiros Norte e Sul. São bases móveis que percorrerão os principais pontos turísticos da capital. No entanto, major Sérgio Carrera reforça que a unidade é permanente e manterá funcionamento constante mesmo após a Olimpíada.

No dia 28, cerca de 40 desses policias participaram de treinamento promovido pela da Secretaria de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O curso era voltado para voluntários que atuarão durante os jogos de futebol masculino e feminino da Olimpíada. Durante a instrução, os integrantes participaram de palestras, sobre o funcionamento dos principais pontos turísticos da capital.

Para garantir a segurança durante os próximos dias, a Operação Olimpíadas vai até 15 de agosto. Serão mobilizados 8,5 mil profissionais para os jogos. Só o Distrito Federal empregará 4,5 mil agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as Forças Armadas vão destinar 4 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?